Notícias
 
Centrais sindicais pelegas pedem fim de desonerações para negociar reforma na previdência
CUT e CTB recusaram-se a participar da reunião porque não reconhecem golpistas como governantes
17/05/2016


As centrais sindicais – com exceção da CUT e da CTB - aceitaram negociar uma reforma na previdência, desde que ela afete somente novos trabalhadores e que isenções fiscais para empresários sejam reduzidas. Este retrocesso aconteceu nesta segunda-feira, 16 de maio, quando a cúpula do governo golpista de Michel Temer se reuniu com representantes da Força Sindical, UGT, CSB e Nova Central.

O objetivo da reunião era para dizer às centrais que o novo governo ilegítimo estaria disposto a enviar uma proposta fechada de reforma previdenciária ao Congresso Nacional ainda no primeiro semestre e tornar esta reforma um dos eventuais legados da passagem de Temer pelo Palácio do Planalto. Os neo governistas afirmaram que nenhuma decisão será tomada sem a conversa com as entidades sindicais e que a reforma não pretende mexer em direitos adquiridos.

As propostas do governo de fazer uma reforma urgente na previdência e impor a idade mínima para a aposentadoria não foram bem recebidas pelos sindicalistas. Para eles, a fórmula 85/95 progressiva já resolve a questão do suposto déficit. Neste quesito, eles sugeriram discutir separadas as questões da previdência rural, que apresentou deficit superior a R$ 90 bilhões em 2015, dos problemas das previdências urbana e dos servidores públicos. Também criticaram as desonerações dadas a empresários nos últimos anos e as isenções concedidas a setores importantes, como as entidades filantrópicas e do agronegócio, que teriam elevado o suposto déficit da previdência.

No final do encontro, ficou acertada com as centrais amigas do governo golpista a criação de um grupo de trabalho para discutir as possíveis mudanças e um prazo de aproximadamente 30 dias para desenvolver uma proposta.

Como não poderia ser diferente, a CUT, com o apoio da CTB, resolveu não participar da reunião. Saiba os motivos abaixo:

 

"Retrocessos não se negociam. Vamos combatê-los na luta

A CUT não reconhece golpistas como governantes. Por isso, não foi à reunião que Michel Temer chamou com as centrais sindicais. A CUT vai continuar defendendo os interesses da classe trabalhadora, principal vítima do golpe, exigindo a volta do Estado do Direito e do mandato da presidenta Dilma, legitimamente eleita com mais de 54 milhões de votos. Acreditamos que a luta contra os retrocessos pretendidos e anunciados será travada pelo conjunto dos movimentos sociais nas ruas, nos locais de trabalho, na luta constante para impedir que o Brasil recue, do ponto de vista democrático, institucional e civilizatório, a décadas passadas. O respeito a todos os mecanismos e esforços da população em busca de igualdade, valorização da diversidade e acesso a políticas públicas que combatam as injustiças sociais é um valor precioso demais. E assim queremos que seja tratado.
Assina: Vagner Freitas, presidente nacional da CUT"

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia