Notícias
 
Rede Nacional de Comunicação vai socializar notícias dos Metalúrgicos da CUT
.
02/06/2016


Em 30 dias, CNM/CUT pretende colocar em funcionamento a Rede Nacional


O início da tarde desta quarta-feira, 1º de junho, entra para a histórica da categoria metalúrgica brasileira como o momento em que aproximadamente 50 pessoas de 22 entidades metalúrgicas do país – federações e sindicatos – reunidas no Seminário Nacional que debateu a democratização da mídia e o uso das redes sociais, entre outros temas, resolveram criar uma rede nacional de comunicação para disseminar notícias sobre os metalúrgicos da CUT de todas as regiões do país. O portal da CNM/CUT será a base e uma espécie de agência de notícias de mais de 80 sindicatos e federações metalúrgicas, filiadas à CUT.

O presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, sugeriu um prazo de 30 dias para a rede estar em completo funcionamento, reproduzindo as informações das bases e disponibilizando o conteúdo nacional para os veículos de comunicação locais.

O segundo e último dia do seminário contou mais uma vez com a participação destacada da delegação gaúcha, formada por profissionais e dirigentes sindicais responsáveis pela Comunicação, entre os quais a assessora de imprensa e o diretor de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, Sarah Lima e Rudinei Fernandes. Antes de decidir sobre a criação da Rede Nacional de Comunicação dos Metalúrgicos da CUT, eles e outros participantes tiveram a chance de expor as experiências de comunicação desenvolvidas pela entidade e as dificuldades enfrentadas pelo setor.
Na parte da manhã, o seminário debateu os veículos de comunicação de massa dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, entre os quais o website Brasil de Fato, a Rede Brasil Atual, a Revista do Brasil e a TVT (TV dos Trabalhadores). Um dos destaques foi o jornalista Eduardo Guimarães, responsável pelo Blog da Cidadania e um dos criadores do Movimento dos Sem-Mídia. Para ele, os blogs são mecanismos fundamentais para fazer a contraposição à grande imprensa, para driblar o bloqueio midiático a determinados assuntos e combater a concentração dos veículos de comunicação no país. Todos esses importantes veículos defendem os direitos e os projetos da classe trabalhadora e produzem notícias que a grande mídia não divulga.

No final do seminário, os participantes decidiram realizar encontros e oficinas regionais, para consolidar o projeto da rede de notícias e aprofundar o debate sobre a comunicação sindical, e visitaram as instalações da TVT, em São Bernardo do Campo.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia