Notícias
 
FSST debate SUS e Previdência Social, fiscalização, saúde mental, aposentadorias e crise econômica
.
29/04/2016




 O Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador do RS promoveu na quinta-feira, 28 de abril, no Sindicato dos Bancários, em Porto Alegre, o ato em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data - uma homenagem internacional aos 78 mineiros vítimas de uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virgínia, em 1969 – debate anualmente a realidade que vitima milhões de trabalhadores e trabalhadoras no mundo, especialmente no Brasil.

Entre os participantes estavam os dirigentes e assessorias jurídica, médica e de comunicação dos sindicatos metalúrgicos da região, especialmente o de Porto Alegre e Cachoeirinha.
Neste ano o debate ficou centrado em temas como o SUS - Sistema Único de Saúde, a atuação do Ministério do Trabalho e Emprego no ambiente de trabalho, a saúde mental e a Previdência Social.

Na abertura, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, destacou a importância da realização do evento e ressaltou que é motivo de orgulho ter um setor do movimento sindical que dá muita importância aos temas relacionados à saúde, segurança e prevenção.

Durante a manhã, foram debatidas as subnotificações dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, a atuação dos auditores do Ministério do Trabalho e Emprego nos ambientes de trabalho, o acesso e acolhimento dos/as trabalhadores/as no SUS e a saúde mental, quando o trabalho produz o adoecimento, especialmente a partir da pressão por resultados e dos casos de assédio moral.

À tarde, o tema central foi a Previdência Social e o suposto déficit alardeado pelo governo e grande mídia como base para uma reforma prevendo a adoção da idade mínima para as aposentadorias, feito por Denis Maracci, professor e diretor no Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp-SP). O tema acabou trazendo à tona os motivos pelos quais a necessidade de um ajuste fiscal e a substituição da equipe econômica do governo, especialmente a substituição do ministro Guido Mantega pelo ministro Joaquim Levy, acabaram levando o Brasil à uma situação de estagnação econômica.

Para saber mais informações sobre o evento e ouvir a extraordinária palestra do professor Denis Maracci, basta acessar o site do FSST ( www.fsstrs.org.br ).

 
Veja também
 
 
Ramais - SEDE STIMEPA
  • Telefone Principal: (51) 3371-9000
  • Saúde/Clínico Geral - Ramal 9024
  • Saúde do Trabalhador - Ramal 9025
  • Cobrança - Ramal 9023 e 9028
  • Jurídico - Ramal 9029
  • Homologação - Ramal 9046
  • Secretaria Geral - Ramal 9026
  • Administrativo/Financeiro - Ramal 9018
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Médico
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
Galerias
  Fotos
  Vídeos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
Stimepa - Sindicato dos Metalurgicos de Porto Alegre
Av. Francisco Trein, 116 - Cristo Redentor - CEP 91350-200
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS
 
Omega Tecnologia