Notícias
 
Tributação para autopeças importadas

Metalúrgicos do ABC contestam decisão do governo de adiar o fim do redutor de 40% para importação de autopeças

20/06/2010


O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC repudia e contesta a decisão do governo federal de dilatar o prazo para a eliminação integral do redutor de 40% sobre a importação de autopeças. A categoria também não aceitará a lista “encomendada” aos sindicatos patronais, Sindipeças e Anfavea, que irá apontar componentes sem similar ou cujo custo não compense a produção no Brasil.


O Sindicato

 dos Metalúrgicos do ABC defende, sim, a imediata criação de um programa de nacionalização de autopeças por um fórum com a participação dos trabalhadores. O programa servirá para preparar o setor ao futuro, atender a demanda e o crescimento da produção automotiva, além de evitar o desemprego que a subida nas importações de peças pode provocar.

teste 1


 Tem de produzir no Brasil (Raquel Camargo)O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC alerta que, a persistir o atual ritmo de crescimento das importações de autopeças no Brasil, favorecido pelo imposto reduzido, o setor vai morrer. Hoje, os componentes de maior valor agregado dos veículos produzidos no País vêm de fora.
O programa de nacionalização servirá para assegurar linhas de financiamento à indústria de autopeças; a transferência de tecnologia envolvendo montadoras e fornecedores; para garantir mercado e também um cronograma que estabeleça prazos para o fim do redutor das alíquotas em consonância com a produção da peça com tecnologia nacional.

teste 2O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC esclarece que a redução das alíquotas às importações de autopeças, adotada há dez anos, teve sua utilidade à época, mas hoje, com a complexibilização da produção de automóveis, é necessário garantir tecnologia nacional a esse setor para preservá-lo de uma futura extinção.

A criação de um programa de nacionalização torna-se, assim, ainda mais premente por conta do risco de desatualização tecnológica e conseqüente inviabilização do setor de autopeças, cujo déficit já impacta a balança comercial do Brasil. Tanto que, em maio, o governo federal anunciou pacote de medidas de estímulo às exportações que garantia a eliminação do redutor de 40% em seis meses. Uma semana antes, representantes dos sindicatos filiados à CUT e à Força (o presidente dos Metalúrgicos do ABC, entre eles), além de empresários de autopeças, se reuniram com o ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento) para reivindicar o fim do imposto menor às importações.

Sérgio Nobre, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
 
 

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia