Notícias
 
85 ANOS DO SINDICATO
Lembrar do passado e pensar no futuro
30/03/2016




No dia 19 de março, nosso sindicato completou 85 anos de lutas e conquistas em favor dos metalúrgicos da região. Na verdade, o Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre fez mais: sempre esteve presente nos fatos históricos e nas grandes mobilizações que, nestas mais de oito décadas de existência, mudaram a política, a economia e a própria realidade da classe trabalhadora brasileira. A entidade conseguiu sobreviver e crescer mesmo diante de períodos de enormes adversidades, como durante a ditadura militar, por exemplo.

Hoje a entidade tem claro que, embora seja muito importante lembrar do passado, é no presente e no futuro que devemos pensar. Temos pela frente inúmeros desafios, entre eles investir pesado nas campanhas salariais, na formação das lideranças e no apoio aos movimentos sociais parceiros da luta por uma sociedade mais justa, humana e igualitária.

Sem descuidar da luta em favor dos desempregados e aposentados metalúrgicos, nosso principal foco são as futuras gerações e o trabalhador no chão da fábrica, que é quem hoje mais sofre com os baixos salários, as más condições de trabalho, o risco do desemprego, a tentativa das empresas de retirar ou flexibilizar direitos e benefícios, o assédio moral e a pressão por mais produção em menor tempo, a imposição de banco de horas e outras formas de precarização do trabalho.

Não podemos também esquecer das lutas gerais, que vão garantir um futuro melhor para nossos filhos e netos, como as que buscam uma aposentadoria digna, a redução da jornada semanal de trabalho, a valorização do piso regional e do salário mínimo nacional, o fim da alta rotatividade de pessoal e das demissões imotivadas, a terceirização sem limites, entre outras. Agora, por exemplo, tramitam no Congresso Nacional 55 projetos apresentados por governos e parlamentares ligados e financiados pela classe patronal que, caso aprovados, vão extinguir ou flexibilizar inúmeros direitos trabalhistas e sociais do povo brasileiro. Não podemo permitir que isso aconteça.

Continuamos sempre na luta, contando com o apoio de todos!

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia