Notícias
 
CUT-RS e centrais querem emenda que garanta reajuste de 11,68% para mínimo regional
Proposta do governador Sartori é considerado pelo movimento sindical um retrocesso, pois fica abaixo do INPC de 11,31% nos últimos 12 meses
16/02/2016




Em reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (16), em Porto Alegre, a CUT-RS e centrais sindicais decidiram intensificar a mobilização sobre os deputados e as deputadas estaduais, para que apresentem uma emenda que garanta o reajuste de 11,68% para o salário mínimo regional igual ao índice aplicado pela presidenta Dilma Rousseff para o mínimo nacional em janeiro.

O projeto de lei encaminhado na última sexta-feira (12) pelo governador José Ivo Sartori para a Assembleia Legislativa estabelece reajuste de 9,612%, retroativo a 1º de fevereiro, data-base do chamado piso regional. “Essa proposta do governador é um retrocesso e fica abaixo do INPC de 11,31% nos últimos 12 meses, o que é inaceitável”, afirma o secretário de comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr.

Os dirigentes das centrais decidiram ampliar o diálogo com os parlamentares para mostrar a importância de fazer uma emenda que garanta a reposição da inflação do período e a isonomia com o reajuste do mínimo nacional. Na próxima terça-feira (23), será realizado um mutirão na Assembleia, com visitas aos gabinetes dos deputados e das deputadas, além de reuniões com os líderes das bancadas dos partidos.

“Chamamos os dirigentes dos sindicatos e federações para que venham participar do mutirão, bem como conversem com os parlamentares nas suas bases eleitorais, mostrando que os preços e os serviços das empresas subiram, muitos até acima da inflação, e que os salários não podem ser arrochados”, destaca o secretário-geral adjunto da CUT-RS, Amarildo Cenci.

As centrais definiram também reforçar o pedido de uma audiência com a nova presidente da Assembleia, deputada Silvana Covatti (PP). “Queremos que ela receba as centrais para que ouça os representantes dos trabalhadores sobre a importância do mínimo regional para a valorização do trabalho, a redução das desigualdades sociais, a melhoria da qualidade de vida e o aquecimento da economia gaúcha”, salienta Ademir.

O mínimo regional existe não somente no RS, mas também em SC, PR, SP e RJ, onde começou. São estados com grande potencial econômico. As atuais cinco faixas salariais no RS variam entre R$ 1.006,80 e R$ 1.276,00.

Defesa da democracia

O mutirão pelo reajuste de 11,68% acontecerá no mesmo dia em que será realizado um ato em defesa da democracia, às 14h, no espaço do Grande Expediente, que sempre ocorre no início das sessões da Assembleia. A manifestação já conta o apoio de vários partidos, deputados e deputadas. As centrais também foram convidadas a participar.

“Trata-se de um momento histórico para reforçar a importância da democracia, que hoje se encontra ameaçada pelos interesses das elites dominantes que tramam o golpe do impeachment, e para lutar pela valorização dos trabalhadores mais vulneráveis”, ressalta Amarildo.

 

Fonte: CUT-RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia