Notícias
 
INSS vai aceitar atestado do SUS para agilizar concessão de auxílio-doença
Medida precisa ser regulamentada para sair do papel. Perito volta a trabalhar após quase cinco meses de greve
26/01/2016


Com a retomada das atividades dos médicos peritos do INSS na segunda-feira, após quase cinco meses de greve, o instituto adotará medidas para agilizar o atendimento de segurados à espera da concessão de auxílio-doença. A presidente do órgão, Elisete Berchiol, informou ontem que o INSS aceitará atestados emitidos por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mas para sair do papel, a iniciativa depende de regulamentação do governo. Os peritos cruzaram os braços no dia 4 de setembro e pelo menos dois milhões de segurados foram prejudicados em todo o país, segundo a associação da categoria. O INSS estima este número em 1,3 milhão e calcula que cerca de 830 mil pedidos de concessões de benefícios estejam represados. No Rio, 12 mil exames deixaram de ser feitos na capital, com o prazo de espera subindo de 20 para 59 dias para agendamento.

De acordo com a presidente, o INSS vai reconhecer a incapacidade e o direito ao benefício que o segurado tem sem precisar ir à agência da Previdência. Elisete explicou que a concessão do auxílio-doença vai se basear na documentação que o médico do SUS fornecer ao paciente.

Questionado pelo DIA, o INSS, em Brasília, informou que “trabalha para que ocorra (a aceitação de atestados do SUS) no menor tempo possível, mas não temos prazo definido ainda”. De acordo com o instituto, para que a medida seja implementada é preciso a publicação de decreto e portaria interministerial.

MP 664 convertido em lei

A medida anunciada na segunda-feira pela presidente do INSS está prevista no inciso 1 do Parágrafo 5º do Artigo 60 da Lei 13.135 de 17 de junho de 2015. A legislação foi sancionada após o Congresso ter aprovado a Medida Provisória (MP) 664, que alterou as regras de acesso à pensão por morte e auxílio-doença do INSS.

A lei em vigor desde o ano passado prevê que nos casos de impossibilidade de fazer “perícia médica pelo órgão ou setor próprio competente, o INSS poderá, sem ônus para os segurados, celebrar, nos termos do regulamento, convênios com órgãos e entidades públicos ou que integrem o Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Mesmo com a retomada das atividades, os peritos continuam em estado de greve e garantem que só atendem perícias iniciais. Renovação de auxílios não foram feitas. A entidade não descarta novas paralisações caso as negociações com o governo não avancem. O ministro do Trabalho e Previdência, Miguel Rossetto, disse na semana passada que o governo manterá o dialogo com a categoria.

 

 

Fonte: Jornal O Dia

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia