Notícias
 
Centrais sindicais farão ato unificado para cobrar do Sartori reajuste do mínimo regional no dia 3
Centrais propõem reajuste de 11,55%, mas governo ignora proposta
28/01/2016




Na próxima quarta-feira, 3, a partir das 11h, a CUT-RS e as demais centrais sindicais farão um ato unitário na Praça da Matriz, com o objetivo de cobrar do governador José Ivo Sartori (PMDB), o projeto de lei do reajuste do salário mínimo regional no início de fevereiro. As centrais reivindicam 11,68% de reajuste, mesmo percentual do salário nacional.

“Queremos o envio do projeto o quanto antes e em regime de urgência, para ser votado ainda em fevereiro e os trabalhadores gaúchos não terem mais prejuízos”, afirmou o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, lembrando que a atividade será no mesmo dia da posse da nova mesa da Assembleia Legislativa.

Para ele, mais do que o PL, o ato de terça cobrará coerência em relação dos governantes do Rio Grande do Sul. “O governador, secretários e deputados já curtiram suas férias, ajeitaram seus salários com grandes reajustes e deixaram os trabalhadores, que produzem a riqueza do nosso estado, na mão”, sublinhou Nespolo.

As centrais sindicais entregaram no dia 18 de novembro uma proposta de reajuste de 11,55%, que previa reposição da inflação projetada pelo Dieese e aumento real, ao chefe da Casa Civil, no Palácio Piratini. A pauta foi encaminhada aos secretários do Planejamento, do Desenvolvimento e do Trabalho, que promoveram infrutíferas mediações com as federações empresariais.

“O governador sequer concedeu uma audiência com as centrais sindicais para discutir a reivindicação. O índice já ficou defasado e nós insistimos que seja uma proposta igual ao salário mínimo nacional, para manter a potência do mínimo do RS”, defendeu o dirigente.

Cerca de 1,5 milhão de trabalhadores do Rio Grande do Sul recebem o salário mínimo regional, cujas cinco faixas oscilam entre R$ 1.006,80 e R$ 1.276,00.

 

Fonte: CUT-RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia