Notícias
 
Marcha de abertura do Fórum Social reúne 20 mil manifestantes em Porto Alegre
Calor de mais de 35 graus não arrefeceu os ânimos dos participantes
20/01/2016


Entre eles estavam os militantes metalúrgicos das bases de Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha e São Leopoldo


O calor de mais de 35 graus não arrefeceu os ânimos dos manifestantes que se deslocaram no final da tarde de ontem até o Centro da capital para protagonizar a tradicional marcha de abertura do Fórum Social.

Embora os organizadores esperassem a participação de 10 mil pessoas, no horário do início da caminhada, milhares de manifestantes espalhados se agregaram para compor a marcha. Entre os 20 mil participantes estavam os militantes metalúrgicos das bases de Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha e São Leopoldo, que empunharam e conduziram a grande bandeira da CUT durante a caminhada. Além de sindicalistas, milhares de outros militantes de movimentos sociais, além de autoridades governamentais e do Fórum Social Mundial, estavam presentes na marcha.

Denominada “Paz, Democracia e Direitos dos Povos e do Planeta” para celebrar os 15 anos da realização do 1º Fórum Social Mundial (FSM), em Porto Alegre, a Marcha de Abertura do FST iniciou no ponto de concentração – Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público e à Prefeitura – seguiu a Av. Borges de Medeiros e a 1ª Perimetral, até chegar ao Largo Zumbi dos Palmares.

Após a chegada no Largo Zumbi dos Palmares, houve manifestações no palco de representantes da CUT, CTB, movimentos sociais e Carminda MacLorin, integrante do Fórum Social Mundial 2016, de Montreal. Também usaram a palavra o representante da Prefeitura, Cesar Busatto, e o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto.

Para o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, “foi um ato pacífico numa demonstração clara em defesa da democracia e contra o Fórum Econômico de Davos, que conspira com o capital”. O dirigente avalia que “essa grande marcha inicia os 15 anos do Fórum Social Mundial com densidade representativa e, principalmente, com disposição de fortalecer as redes e trocas de experiências para sairmos daqui mais fortes na luta pela democracia, liberdade e inclusão social”.

A secretária de Finanças da CUT-RS, Vitalina Gonçalves, que foi uma das animadoras da marcha, destacou que “os recentes ataques à democracia no Brasil e na América Latina fizeram com que os movimentos sociais e populares de todo o mundo se levantassem, como já tinham feito no ano de 2001, no 1º Fórum Social Mundial. Mais uma vez, damos uma demonstração de força e mandamos o recado de que não vamos sucumbir”.

Outro animador da caminhada, o secretário do Meio Ambiente da CUT-RS, Paulo Farias, salientou que “há 15 anos atrás espraiamos a democracia pelo mundo e especialmente na América Latina. Agora, em 2016, reacendemos esse processo e vamos novamente expandir e fortalecer o regime democrático”, completou.

A atividade foi encerrada com o show de abertura do FST, abrindo a agenda cultural do evento. No palco, o músico Nei Lisboa, Moysés do Hip Hop e Rock de Galpão foram as atrações.

 

 

Geraldo Muzykant, com informações da assessoria de comunicação da CUT/RS

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia