Notícias
 
Aposentados terão revisão automática de mais de 3 mil benefícios
Processo ocorrerá sem que o aposentado precise se deslocar de sua casa até o posto
21/12/2015


A revisão das mais de 3,4 mil aposentadorias concedidas pelo fator previdenciário e não seguindo as regras da Fórmula 85/95 será feita automaticamente pelo INSS. Os aposentados que tinham direito ao benefício calculado pelo novo mecanismo não vão precisar comparecer às agências da Previdência Social para fazer o pedido de atualização dos valores. Segundo o instituto, todo o processo ocorrerá sem que o aposentado precise se deslocar de sua casa até o posto.

Conforme O DIA informou no dia 16, são 3.430 aposentadorias que precisam ser revistas. A concessão considerando as regras do fator ocorreu, conforme o INSS, pelo fato de que no período em que o pedido foi feito pelo segurado o sistema do instituto ainda não estava adaptado às novas regras.

A Fórmula 98/95 progressiva considera a soma da idade com o tempo de contribuição do trabalhador. É preciso que as mulheres completem 85 pontos e os homens, 95. O trabalhador que cumpri a pontuação tem direito à aposentadoria integral. A fórmula entrou em vigor no mês de junho deste ano com a MP 676 que foi aprovada pelo Congresso. A liberação da aposentadoria pelo fator resulta em perda de até 40% no valor do benefício.

O INSS ficou pelo menos um mês concedendo aposentadorias sem que o sistema estivesse adaptado às regras da Fórmula 85/95 Progressiva. Por isso, houve problemas para os 3.430 aposentados que completaram as condições de receber a aposentadoria integral. Até o mês passado mais de 29 mil benefícios foram liberados pela nova regra.

Fase de adaptação

Segundo o INSS informou à coluna que ainda não tem a quantidade de benefícios por cada estado de benefícios que serão revisados automaticamente. Conforme O DIA publicou, o instituto divulgou que “o sistema está em fase final de adaptação para que a revisão seja feita e as aposentadorias atualizadas às novas regras” de concessão.

Correção monetária

O pagamento do valor de possíveis diferenças será feito com correção monetária. Na avaliação do INSS, todo esse processo de atualização de sistema e das aposentados estará concluído ainda no primeiro trimestre do ano que vem. De acordo com o instituto, o objetivo da revisão automática é garantir “todos os direitos desses beneficiários”.

Possibilidade de optar

Desde a entrada em vigor da nova fórmula, no meio do ano, o trabalhador que completar tempo de contribuição para se aposentar pelo INSS (30 anos no caso das mulheres e 35 anos, para os homens) pode optar entre a 85/95 e a incidência do fator nas aposentadorias. Inicialmente, os servidores da Previdência orientavam segurados sobre as possibilidades de cálculos.

Facilidade afetada

Ao sancionar a lei que incluiu a 85/95, a presidente Dilma vetou trecho que facilitava a vida do segurado. O governo alegou que o INSS teria “necessidade de significativa realocação de recursos humanos e materiais” para cumprir os termos aprovado pelo Congresso. Entre os itens derrubados está a estimativa de data em que poderia requerer o benefício sem o fator.

Fórmula progressiva

A partir de 31 de dezembro de 2018, a fórmula passará para 86/96. Em 31 de dezembro de 2020: 87 para mulheres e 97 para homens. Em 31 de dezembro de 2022: 88 para mulheres e 98 para homens, em 31 de dezembro de 2024: 89 para mulheres e 99 para homens, em 31 de dezembro de 2026: 90 para mulheres e 100 para homens.

 

 

Fonte: Max Leone - O Dia Online - 19/12/2915

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia