Notícias
 
2015, um ano inesquecível onde fizemos a diferença, afirma Claudir Nespolo
Em artigo abaixo, presidente estadual da CUT afirma que, embora não seja partido político, a entidade cumpriu seu papel na defesa da Classe Trabalhadora
30/12/2015


Começamos e terminamos o ano sob um violento ataque do capital. Por razões múltiplas, não aconteceu no Brasil o que ocorreu na Argentina: a imediata troca de pauta atendendo a agenda neoliberal. No Rio Grande do Sul isto aconteceu e os servidores públicos foram os mais afetados.

Merece reflexão o papel da mídia tradicional. A população é assediada diuturnamente pelos “especialistas” que amplificam as contradições, que são muitas, mas escondem os avanços no combate às desigualdades. O aparato midiático conservador a serviço dos interesses do capital vai criando “sensos comuns” de que a esquerda e seus conceitos de gestão do estado estão superados, são “ruins” ou se encontram sob a influência de um certo bolivarianismo. Esse aparato de comunicação, quando questionado, refugia-se na liberdade de imprensa tão importante e tão mal usada. Obviamente, cada vez mais amplos setores da sociedade “jogam” nas urnas sua “indignação” e acabam atuando contra si mesmo, dando um tiro no pé, como foi o caso da Argentina e do RS.

A CUT, que não é partido, cumpriu o seu papel na defesa da classe trabalhadora. Sem ingenuidade não teve dúvidas e firmemente ajudou a construir o fortalecimento do bloco de resistência com organizações dos movimentos sociais. Fomos para as ruas com a pauta da defesa dos direitos dos trabalhadores, da população mais humilde, em defesa da democracia e contra o golpe.

Até agora tivemos êxito no plano nacional e emergimos construindo uma importante ferramenta de unidade da esquerda: a Frente Brasil Popular. Obviamente estamos exigindo e queremos a Dilma que o povo elegeu para continuar aprofundando as mudanças e não a política do ajuste fiscal em cima do povo.

Se o dinheiro ficou curto por conta da crise internacional do capitalismo, é fatal buscar recursos junto aos ricos e às grandes corporações que contribuem muito pouco aos cofres públicos. A volta da CPMF isentando até o teto da Previdência, pode ser um bom começo, da mesma forma que a ampliação das faixas de dedução do Imposto de Renda, incluindo alíquotas de 35% e 45% e corrigindo as atuais, para que pobre deixe de pagar esse tributo. Trata-se de uma missão muito difícil, que exigirá muito esforço de todos, haja vista a atual composição do Congresso Nacional e com o Eduardo Cunha presidindo.

No Estado, mesmo com a imensa unidade do funcionalismo, não conseguimos barrar os ataques promovidos pelo governo Sartori aos servidores, aos serviços públicos e ao povo gaúcho. Passou o ano enrolando, alegando crise financeira e totalmente blindado pelo sistema midiático conservador. Não apresentou qualquer projeto de crescimento para estimular a economia gaúcha.

Além de buscar os questionamentos judiciais necessários após a fatídica sessão extraordinária da Assembleia Legislativa encerrada na madrugada de 29 de dezembro, junto com as entidades sindicais de servidores estaduais filiadas à CUT, já estamos construindo as bases de uma nova estratégia de enfrentamento. Para nós, essa luta não é só dos servidores. É uma peleia de todos os trabalhadores gaúchos.

O “apequenamento” do Estado, que podemos verificar, tem a ver com menos serviços públicos em todas as áreas e com a retomada da agenda das privatizações e das concessões à iniciativa privada. Assim, o Rio Grande poderá vir a ser o Rio Pequeno do Sul. E o sofrimento vai ser dos mais pobres. Menos investimentos em segurança pública não significa dizer que nos bairros ricos ela será reduzida. Nós sabemos onde será.

O símbolo de terminar o ano sem enviar à Assembleia Legislativa o projeto de reajuste do salário mínimo regional demonstra bem a serviço de quem está o governo Sartori. Enquanto as categorias de trabalhadores conquistaram pelo menos a reposição da inflação nos seus salários, os mais pobres e vulneráveis ficaram desprotegidos. Uma brutal injustiça social!
Encerramos o ano com um sentimento de ter feito as coisas certas. A nossa querida Central Única dos Trabalhadores, tanto no plano nacional como estadual, cumpriu o seu papel de protagonista. Em 2016 daremos continuidade à agenda de lutas, reivindicando manutenção e ampliação de direitos, geração de empregos, avanços na distribuição da renda e na inclusão social, mais saúde, educação e segurança, defesa da democracia, não ao golpe e fora Cunha.

Saberemos: cuidar bem das categorias de trabalhadores, fortalecer os sindicatos e a CUT, e edificar ações na perspectiva de caminhar e ir somando forças rumo a uma sociedade mais justa, digna e igualitária.

Em 2016 vamos seguir lutando e fazendo a diferença.

Um grande abraço.

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia