Notícias
 
CUT-RS prepara oficinas para o Fórum Social Temático 2016 em Porto Alegre
Evento será realizado entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2016, marcando os 15 anos da realização do 1º Fórum Social Mundial, em 2001, em Porto Alegre
27/11/2015




Migrações e refugiados, alimentação saudável e meio ambiente são os assuntos indicados para oficinas que a CUT-RS promoverá durante o Fórum Social Temático (FST), que acontece de 19 a 23 de janeiro de 2016, marcando os 15 anos da realização do 1º Fórum Social Mundial, em 2001, em Porto Alegre. O FST tem como tema “Fórum Social Mundial Porto Alegre 15 anos: Balanço, desafios e perspectivas”.

As atividades se concentrarão no Parque Farroupilha (Redenção), Auditório Araújo Viana, Largo Zumbi dos Palmares, Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores e Casa de Cultura Mário Quintana. Dirigentes da Central integram o Comitê Executivo do Fórum e participam de todo o processo de organização.

A CUT-RS orienta as entidades filiadas a participarem do Fórum, participando dos debates e promovendo oficinas e atividades com os trabalhadores durante a realização do FST.

Para a secretária de Política Sociais da CUT-RS, Cleonice Back, além das oficinas propostas pelas entidades, os dirigentes cutistas devem participar das inúmeras atividades do FST. “Essa é uma ótima oportunidade para debatermos temas de importância mundial, empoderando os nossos dirigentes para as discussões na base”, acredita ela, que também destacou a tradicional Marcha de Abertura do Fórum, que será na tarde do dia 19, e a Assembleia dos Movimentos Sociais.

As inscrições podem ser feitas através do site: www.forumsocialportoalegre.org.br

Temas do FST

O FST se propõe a fazer um balanço dos desafios e perspectivas por um outro mundo possível, no sentido de reposicionar e redesenhar as dinâmicas do Fórum frente à nova conjuntura internacional, em especial, os tema das guerras, dos refugiados, da crise climática, das crises econômicas e sociais e da retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em todos os continentes.

Na realidade da América Latina e do Brasil será dada uma atenção especial a temas como o extermínio da juventude negra, as questões referentes ao fortalecimento da democracia e contra qualquer possibilidade de retrocesso democrático.

Estrutura do FST

Para um dos organizadores do FST, Mauri Cruz, do Centro de Assessoria Multiprofissional (CAMP). o grande desafio do momento é o financiamento do evento. Ele adianta que várias autoridades já confirmaram presença, além de representações de diversos países.

O professor e pesquisador da Faculdade de Coimbra, Boaventura de Souza Santos confirmou essa semana a sua participação no FST. Boaventura se mantém presente e participativo nos debates e nas trocas de experiências dos diversos movimentos sociais. Pautando suas pesquisas e militância social nas áreas do direito e sociologia, ele tem uma preocupação constante em apontar caminhos para a construção de um outro mundo possível.

Para Mauri Cruz, é fundamental que todos os poderes e entidades contribuam com a sustentação financeira dos debates, a exemplo do que vem fazendo a Prefeitura de Porto Alegre. “Estamos buscando, agora, viabilizar todo o trabalho de tradução simultânea dos debates e precisamos de parcerias para isso”, informou.

Mais informações: www.forumsocialportoalegre.org.br

 

Fonte: CUT-RS, com informações do FST e PT Sul

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia