Notícias
 
CUT-RS e centrais levarão reajuste de 11,55% no piso regional ao presidente da Assembleia Legislativa
Valorização do piso é estratégica para o desenvolvimento econômico e social do RS, já que atinge 1,5 milhão de trabalhadores gaúchos
27/10/2015




Na próxima quinta-feira, 29, às 10h, a CUT-RS e demais centrais sindicais irão entregar a pauta com a reivindicação de reajuste de 11,55% no piso regional a partir de 1º de janeiro de 2016 ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (PMDB).

A decisão foi tomada durante a reunião das entidades realizada na tarde desta terça-feira, 27, quando foi discutida a necessidade de intensificar a mobilização pelo reajuste do piso.

“Vamos ampliar a pressão do movimento sindical e cobrar uma posição do parlamento”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo,lembrando que a reivindicação foi entregue no último dia 13 ao secretário do Trabalho do governo Sartori, Miki Breieir

“Já se passaram mais de 15 dias e até agora não recebemos qualquer retorno do secretário do Trabalho e o projeto sequer foi enviado pelo Sartori aos deputados”, critica.

Para Claudir, a valorização do piso é estratégica para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul, já que atinge 1,5 milhão de trabalhadores gaúchos.

Após a audiência com Edson Brum, as centrais irão promover uma agenda de reuniões com as bancadas dos partidos na Assembleia para sensibilizar os deputados. Na última semana, esse movimento já começou com o diálogo com a bancada do PT.

O presidente da CUT-RS aponta também a importância de realizar audiências públicas no interior do Estado para debater o piso regional com os trabalhadores e a sociedade gaúcha.

As centrais também estão planejando uma série de manifestações e um grande ato estadual para garantir a valorização do piso regional. Além disso, está sendo debatida uma campanha de mídia unificada, através das entidades sindicais, visando dialogar com a classe trabalhadora e pressionar o governo e os deputados.

O secretário de Relações do Trabalho da CUT-RS, Antônio Guntzel,destaca que o índice reivindicado de 11,55% representa 1,56% de aumento real. O restante de 9,83% considera a média projetada para o crescimento do PIB do Brasil e do Estado, acrescidos da inflação do período levando em conta a projeção do INPC.

“Não podemos retroceder, mas precisamos avançar na distribuição de renda e na inclusão social para combater as desigualdades e melhorar as condições de vida do povo gaúcho”, conclui Antônio.

 

Fonte: CUT-RS

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia