Notícias
 
CUT-RS e centrais vão reivindicar 11,74% de reajuste no Piso Regional
10,18% referentes à média projetada para o crescimento do PIB do Brasil e do RS, acrescidos da inflação do período, levando em conta o INPC estimado no último ano, mais 1,56% de aumento real
16/09/2015


Reunidos na tarde desta quarta-feira, 16, em Porto Alegre, os representantes da CUT-RS, CTB-RS, CGTB, UGT, NCST e Força Sindical definiram o percentual de 11,74% como a reivindicação de reajuste para o Piso Salarial Regional no próximo período, a ser encaminhado ao governo Sartori.

O índice representa 1,56% de aumento real. Os 10,18% restantes consideram a média projetada para o crescimento do PIB do Brasil e do Rio Grande do Sul , acrescidos da inflação do período levando em conta o INPC estimado no último ano.

A proposta aprovada foi formulada pela CUT-RS. “Sabemos que a conjuntura não está favorável, temos os servidores públicos sofrendo com as atitudes nefastas do governo Sartori, mas não vamos abrir mão de um reajuste digno para os trabalhadores gaúchos”, declarou o secretário de Relações de Trabalho da CUT-RS, Antônio Guntzel.

Ele salientou também que o piso regional é fundamental para o desenvolvimento da economia do Rio Grande do Sul, pois atua na distribuição de renda e aumenta o poder de consumo dos trabalhadores. “Quem ganha o piso regional gasta esse dinheiro aqui no Estado mesmo, favorecendo o crescimento da nossa economia”, explicou.

Se aprovado, o reajuste de 11,74% ampliará a diferença de 1,28% para 1,30% em relação ao salário mínimo nacional. Atualmente, o piso regional no RS contempla cerca de 1,1 milhão de trabalhadores, e a data-base é 1º de fevereiro.

 

Fonte: CUT-RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia