Notícias
 
Patrões querem mudar o FAP - fator acidentário previdenciário
Conselho Nacional da Previdência Social pretende votar amanhã propostas de mudança nas regras
26/08/2015


O Conselho Nacional da Previdência Social pretende votar amanhã propostas de mudança nas regras do FAP (Fator Acidentário de Prevenção). Essas propostas têm origem no lobby patronal e serão prejudiciais aos trabalhadores, denuncia o Sindicato dos Químicos do ABC, em nota.

O FAP é uma das principais melhorias no mercado de trabalho conquistadas pelo movimento sindical nos últimos nos últimos 12 anos. Por uma série de mecanismos combinados entre si, o FAP estimula e premia empresas que investem em prevenção de acidentes e adoecimento no trabalho e aumenta a tributação daquelas que apresentam altos índices desses casos.

Desde que foi aprovado, em 2007, com forte participação da CUT em sua formulação, o FAP sofre críticas do empresariado.

O Conselho, que deve votar as propostas de mudança amanhã, é composto por representantes do governo, dos trabalhadores, dos empresários e dos aposentados.

Ao tomar conhecimento das propostas da Previdência e do lobby patronal ao FAP, a Comissão de Saúde do Trabalhador (COMSAT) do Sindicato emitiu nota denunciando o retrocesso em andamento, que terá como consequências o rebaixamento de riscos e aumento do déficit previdenciário.

Entre as propostas, por exemplo, está a exclusão de CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho), o que significa não reconhecer 448 mil acidentes (dados de 2013), ou seja 61% de toda a acidentalidade.

“É retirar do cálculo e não reconhecer os inúmeros riscos, por exemplo: 10 mil acidentes da Construção Civil; 13 mil do comércio varejista; 8, 5 mil da administração pública; 23 mil de hospitais e redes de saúde; 4,5 mil de frigoríferos e abates; 3,5 mil de bancos múltiplos entre diversos setores. Essa exclusão é um desestímulo à prevenção, desprezar riscos existentes e fortalecer a subnotificação”, pontua a nota.

 

Leia abaixo a íntegra da nota:

Retrocesso no FAP: rebaixamento de riscos e aumento do déficit previdenciário em 3 bilhões

Persiste na Previdência o Lobby patronal em modificar as regras do Fator Acidentário de Prevenção – FAP. As atuais regras do FAP foram fruto da negociação coletiva efetivadas no Conselho Nacional de Previdência Social entre 2009 e 2010. O Fórum das Centrais participou ativamente deste processo, em que foram superadas regras de um modelo anterior (2007) que excluiu todas as CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho) e as mortes acidentárias.

É verdade que há subnotificação das CATs, mas tirá-la é mentir sobre a incidência das mesmas e aumentar a distorção dos dados epidemiológicos e desprezar aquelas situações reais em que sindicatos e CEREST e a fiscalização do MTE e a própria previdência atuam para aumentar seu registro e reconhecer os problemas e inúmeros riscos existentes nos locais de trabalho na luta pela prevenção de doenças e acidentes. Pior ainda a exclusão pura e simples de mais de 2800 mortes por doenças ou acidentes que ocorrem em cada ano em nosso país. Isso é inexplicável e condenável, além de ser desonesto do ponto de vista epidemiológico reforçando os argumentos patronais do acidente/doença zero.

Para mostrar as diferenças dessas afirmações, basta verificar os graus de risco e as receitas do Seguro Acidente(FAP), do modelo anterior (2007) com o modelo atual (2009-2010) existente, fruto de estudo e pesquisa. O modelo de 2007, com 240 mil casos, onde foram excluídas as CATs, diversos benefícios acidentários e as mortes, inúmeros setores econômicos tiveram riscos rebaixados. As atividades econômicas por Subclasse de risco grave (3%) que eram 676 passaram a ser 138; as de risco médio (2%) que eram 463 foram para 536; e as atividades de risco leve que eram 150 cresceram para 626. Com o modelo de 2009/2010, com mais de 700 mil casos, incluindo toda a acidentalidade, CATs, todos os benefícios acidentários incluído todo o NTEP, além de regras quanto à rotatividade e taxa de mortalidade, e riscos em atividades com substâncias cancerígenas teve o seguinte resultado: Risco Grave (3%):730; Risco Médio (2%): 391; Risco Leve (1%): 180.

A demonstração entre receitas e despesas da previdência mostra que as regras de 2009/2010 do SAT/FAP tiveram um impacto significativo.

A inclusão das CATs, de todos os benefícios acidentários, NTEP, taxa de rotatividade e taxa de mortalidade fez diminuir o grande déficit da conta de acidentes e aposentadorias especiais, que é uma obrigação exclusiva do patronato, conforme legislação (CF, art. 7º, XXVIII; Art. 22 da Lei 8212 e art. 57 § 6º da Lei 8213) que passou do modelo anterior (2007) sem CATs e mortes, de 8 bilhões para 12,8 bilhões. Houve uma diferença de 4,8 bilhões, e considerando a aplicação do FAP no modelo anterior essa diferença assim mesmo seria menor em 2,4 bilhões. A volta ao sistema anterior geraria uma perda em torno de 3 bilhões. Discutir isso em um momento que a Previdência está debilitada, com crescentes déficits é ajudar na desmontagem do nosso sistema de proteção previdenciária pública.

As exclusões propostas pela Previdência e do lobby patronal no FAP terão os seguintes impactos:

- FAP por filial em vez de CNPJ (matriz): As grandes empresas (montadoras, bancos, etc…) terão o FAP diluído e rebaixado. Mesmo com os ganhos de empresas na Justiça, a lei é clara quanto ao cálculo sobre o CNPJ (matriz);

- Exclusão das CATs, significa não reconhecer 448 mil acidentes (2013), ou seja 61% de toda a acidentalidade. É retirar do cálculo e não reconhecer os inúmeros riscos, por exemplo: 10 mil acidentes da Construção Civil; 13 mil do comércio varejista; 8, 5 mil da administração pública; 23 mil de hospitais e redes de saúde; 4,5 mil de frigoríferos e abates; 3,5 mil de bancos múltiplos entre diversos setores. Essa exclusão é um desestímulo à prevenção, desprezar riscos existentes e fortalecer a subnotificação;

- Exclusão dos acidentes de trajeto: é retirar cerca de 44 mil acidentes de trajeto (2013), garantidos e reconhecidos na legislação previdenciária. É desprezar os riscos existentes com os diversos obstáculos de locomoção que os trabalhadores enfrentam da sua residência até o local de trabalho;

- Exclusão do bloqueio de bonificação em caso de morte e invalidez: O fato é muito simples, se em uma subclasse, há acidentalidade muito próxima pode ocorrer indevidamente bonificação e a função do bloqueio ocorre para não premiar as empresas que invalidam e matam;

- Exclusão do bloqueio de bonificação no caso de rotatividade acima de 75%: é também não premiar setores econômicos que se beneficiam com a elevada rotatividade. O elevado número de demissões faz com que as empresas fujam de suas responsabilidades jogando a conta dos benefícios previdenciários pós-demissão a toda sociedade e à Previdência Social;

Sugere-se ao Conselho Nacional de Previdência Social:

- Projeto de lei de cobrança de pequenas e médias empresas que estão excluídas do FAP e SAT, com alíquotas variando de 0,4% a 0,6%;

- Projeto de lei que amplie o SAT em até 9%, com regras de levantamento de risco por subclasse;

- Contínua campanha de notificação dos Acidentes e Doenças do Trabalho, além de aperfeiçoamento da aplicação do NTEP;

- Estatísticas previdenciárias regulares sobre as CIDs por subclasse, além da informação do FAP das empresas para toda a sociedade;

- Mudança da Lei 10.666, mudando a forma de cálculo do FAP, em vez do ranking entre empresas por setor econômico, o cálculo direto do FAP por CNPJ, com uma tabela de conversão onde o FAP tornar-se-á mais transparente para todos.

Santo André 18 de agosto de 2015

COMSAT – Químicos ABC

 

 

Fonte: Sindicato dos Químicos do ABC

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia