Notícias
 
Criada Rede Sindical dos Trabalhadores em Siderurgia na América Latina
Decisão foi tomada no final do Seminário Regional do Setor Siderúrgico, promovido pela IndustriALL Global Union, a federação internacional dos metalúrgicos, químicos e têxteis
24/08/2015


Foi criada na última quinta-feira (20) a Rede Sindical de Trabalhadores na Siderurgia da América Latina e Caribe. A decisão foi tomada ao final do Seminário Regional do Setor Siderúrgico, promovido pela IndustriALL Global Union, a federação internacional dos metalúrgicos, químicos e têxteis. O principal objetivo da nova Rede Sindical é promover ações conjuntas e a solidariedade entre as entidades sindicais que representam os metalúrgicos do segmento.

O evento aconteceu nos dias 19 e 20 em Santiago (Chile) e reuniu sindicalistas da Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Chile, República Dominicana e Trinidad e Tobago. O secretário de Política Sindical da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Loricardo de Oliveira, representou a entidade no Seminário, que analisou a situação da indústria siderúrgica em cada país e também no mundo, além de discutiu ações para ampliar a participação sindical nos debates de políticas de Estado, saúde e terceirização.

A Rede Sindical pretende ser um canal permanente de troca de informações sobre o segmento e sobre as ações sindicais. Além disso, deve debater propostas conjuntas a serem apresentadas a governos e a organismos como o Mercosul. “Queremos que os governos adotem políticas de investimentos na indústria de transformação. Conforme constatamos no seminário, a América Latina é rica em minérios e poderia ter uma indústria de transformação forte, em vez de apenas exportar minérios e commodities”, destacou Loricardo.

O dirigente da CNM/CUT informou ainda que o Seminário abordou a importância de ampliar a sindicalização de trabalhadores nas indústrias siderúrgicas, mas que isso deve vir acompanhado de lutas em defesa da organização e da democratização no local de trabalho. “Discutimos também a importância da formação profissional ser acompanhada da formação cidadã do trabalhador”, completou.

A IndustriALL esteve representada pelo secretário geral adjunto, Fernando Lopes, e pelo secretário regional, Jorge Almeida.

 

 

Fonte: IndustriALL, com informações da CNM/CUT

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia