Notícias
 
PPE, greve, solidariedade no ABC cutista revertem demissões na Mercedes e Volkswagen
Mais de 1.500 demissões foram canceladas após luta e acordo de PPE
31/08/2015




A luta dos metalúrgicos da CUT mais uma vez resultou em mais uma importante conquista em duas montadoras: a reversão de demissões na Volkswagen, em Taubaté, e na Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, ambas em São Paulo. Nas duas empresas, os trabalhadores haviam cruzado os braços assim que as empresas anunciaram as dispensas. A paralisação teve a adesão de 100% dos metalúrgicos nas duas fábricas e, durante o movimento, recebeu manifestações de solidariedade de trabalhadores de várias partes do mundo.

Na Volks, a greve começou no dia 17 de agosto, quando a empresa demitiu 43 trabalhadores. Na Mercedes-Benz, a greve começou no dia 24, depois que 1.500 metalúrgicos receberam por telegrama o aviso de dispensa.

Os acordos

Na Volkswagen, os 43 funcionários dispensados foram readmitidos a partir da terça-feira, 1º de setembro, e a empresa abrirá um Programa de Demissão Voluntária (PDV). Além disso, foi feito um aditamento ao acordo coletivo de trabalho referente ao reajuste das cláusulas econômicas (as sociais foram renovadas até 2018). Ficou acertado também que, caso necessário, empresa e Sindicato poderão negociar alternativas, como a adesão ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE).

Já a Mercedes Benz cancelou as 1.500 demissões e a assembleia dos trabalhadores aprovou a adesão ao PPE, com 20% de redução da jornada, mas que mantém os empregos e demais benefícios até 31 de agosto de 2016. Os metalúrgicos aprovaram também a proposta de reajuste das cláusulas econômicas negociadas entre empresa e Sindicato.

“Fica claro o poder da nossa mobilização e da consciência de que, sem luta, não asseguramos direitos. Os metalúrgicos da CUT deram, mais uma vez, uma demonstração de firmeza, unidade e solidariedade de classe. E o resultado está aí: os empregos foram reconquistados”, destacou o secretário geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), João Cayres.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia