Notícias
 
Livro traça diagnóstico completo da indústria metalúrgica brasileira
Publicação tem 496 páginas e foi produzida pela CNM/CUT em parceria com o Dieese e apresenta raio X dos seis segmentos que compõem o ramo
27/08/2015


A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) acabam de lançar o livro “As Faces da Indústria Metalúrgica no Brasil: uma contribuição à luta sindical”.

Organizado pelo economista André Cardoso, da Subseção do Dieese da CNM/CUT, o livro apresenta um diagnóstico completo dos seis segmentos que compõem o ramo metalúrgico: automotivo, aeroespacial e de defesa, bens de capital mecânico, eletroeletrônico, construção naval e siderurgia e metalúrgica básica.

Além de disponibilizar a obra para download, a CNM/CUT fará alguns eventos de lançamento em Congressos Estaduais da Central Única dos Trabalhadores (Cecuts). Nesta quarta-feira (26), às 14 horas, haverá o primeiro lançamento, no 14º CECUT-SP, que acontece em Águas de Lindoia. Na sexta (28), também às 14 horas, a obra será lançada no CECUT-MG, e no domingo (30), no CECUT-ES.

O presidente da Confederação, Paulo Cayres, destaca que o livro é uma contribuição da entidade para as lideranças sindicais da categoria metalúrgica, para potencializar sua atuação nas negociações nas fábricas, nas campanhas salariais e nos fóruns de debate da política industrial brasileira. “É um documento importante para qualificar os dirigentes para os embates com os empresários e também para que eles ampliem sua compreensão sobre cada segmento do ramo metalúrgico”, assinala Cayres.

O livro

A publicação tem 496 páginas e apresenta características, histórico, políticas de apoio, indicadores, mercado de trabalho e perspectivas de cada um dos seis segmentos. “A segmentação feita segue as diretrizes da CNM/CUT para a organização setorial dos trabalhadores”, explica André.

O economista diz ainda que, ao todo, 15 técnicos do Dieese estiveram envolvidos na elaboração da obra e tiveram como fontes indicadores de instituições públicas e empresariais, documentos governamentais focados nas políticas setoriais, entre outras. “É a primeira publicação completa sobre a indústria metalúrgica produzida por uma entidade sindical da categoria, no caso a CNM/CUT”, diz Cardoso. “Esperamos que esse livro capacite ainda mais os sindicalistas no que se refere às relações de trabalho e também ao papel do Estado no desenvolvimento dos seis segmentos”, completa o economista.

O prefácio do livro é assinado pelo professor José Dari Krein, do Instituto de Economia e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Universidade Estadual de Campinas. “Não se faz sindicalismo sem conhecer o setor e a base de representação. O livro (....) expressa uma política da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT de buscar conhecer com profundidade a sua base de representação para estabelecer novas formas de organização e estratégias de ação dos/as metalúrgicos/as brasileiros/as”, avalia o professor no prefácio da obra.

Além de André Cardoso, a equipe de técnicos responsável pelo livro foi composta por André Barros, Caroline Gonçalves, Cristiane Ganaka, Cristina Vieceli, Fausto Augusto, Fernando Lima, Igor Pinheiro, Marcelo Figueiredo, Rafael Serrao, Ricardo Tamashiro, Rodolfo Viana, Warley Soares e Zeíra de Santana. A revisão técnica foi feita por Renata Belzunces.

Para fazer o download do livro, acesse http://www.cnmcut.org.br/midias/arquivo/223-as-faces-da-industria-metalurgica-no-brasil.pdf

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia