Notícias
 
21º Grito dos Excluídos vai combater manipulação da mídia
Grito terá como lema “Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”
28/08/2015




A CUT-RS vai participar mais uma vez da tradicional manifestação popular que ocorre no 7 de setembro em todo o país. Trata-se do 21º Grito dos Excluídos, que terá como lema “Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”. Em Porto Alegre, os participantes farão uma concentração a partir das 9h, em frente ao CTG Estância da Azenha (próximo a Rótula das Cuias), nas imediações do Parque da Harmonia.

De acordo as entidades sindicais e as pastorais que organizam a mobilização, a expectativa é chamar atenção para o poder dos meios de comunicação na manipulação da sociedade. A secretária nacional da Pastoral da Juventude, Aline Ogliari, acredita que lema “traz um tom de denúncia de uma estrutura de país que está matando o seu povo”.

A realização do evento na capital gaúcha foi o tema de pauta da reunião da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) do RS, realizada na última quarta-feira, 26, na sede da CUT-RS.

“O Grito dos Excluídos acontece num momento crucial, sendo mais um importante mecanismo de defesa da democracia e dos direitos sociais. Não poderia ter um lema mais adequado. Questionar a postura da mídia burguesa, que manipula e esconde informações, é um pilar fundamental para ampliar o debate da democratização da mídia”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

Grito dos Excluídos

A atividade tem como objetivo geral “valorizar a vida e anunciar a esperança de um mundo melhor, construindo ações a fim de fortalecer e mobilizar pessoas para atuar nas lutas populares e denunciar as injustiças e os males causados pelo modelo econômico neoliberal e excludente, ocupando ruas e praças por liberdade e direitos”.

O 1º Grito dos Excluídos aconteceu em 1995, motivado pelo tema da Campanha da Fraternidade daquele ano. a Fraternidade e os Excluídos. Resultado de um processo e compromissos coletivos, o movimento é hoje uma manifestação popular carregada de simbolismo.

Desde 1999, a atividade rompeu fronteiras e acontece também em outros países das Américas.

 

 

Por: CUT-RS

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia