Notícias
 
Rio Grande do Sul prepara luta contra desmonte do Estado
Movimentos de servidores organizam assembleia para o dia 18, que pode decidir por greve. Parcelamento de salários não é o único problema
04/08/2015




Recentes decisões administrativas do governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori (PMDB), conseguiram o que muitos imaginariam quase impossível. O pagamento parcelado dos salários dos trabalhadores públicos, anunciado na última sexta-feira e colocado em prática desde ontem, dia 3, conseguiu reunir numa mesma frente desde militantes e dirigentes de correntes consideradas de extrema esquerda a oficiais e praças da Brigada Militar – a polícia do estado.

Outras sinalizações, como uma reforma da previdência dos servidores e a venda de patrimônio público para fazer caixa, colocaram os sindicatos dos servidores e as associações dos militares em estado de alerta. Todos prometem uma assembleia unificada no próximo dia 18, que pode decidir por uma greve de duração indeterminada.

A julgar por ontem, a luta que se inicia promete. Várias cidades gaúchas pararam. A ausência da polícia nas ruas levou bancos e comércio a fechar as portas durante todo o dia, inclusive na capital. Servidores fizeram manifestações de rua e atos políticos para denunciar e debater com a população os planos do governador.

Luta contra ajuste fiscal

A CUT Rio Grande do Sul, que compõe a coordenação unificada dos servidores públicos, tem participado de debates e encontros sindicais em todo o estado, para organizar a assembleia do próximo dia 18. Prepara jornal impresso para atacar aquilo que define como ajuste fiscal, que vai desacelerar ainda mais a economia gaúcha e restringir serviços públicos.

A questão econômica e a prioridade nos pagamentos é uma escolha política, lembra o dirigente executivo da Central Marcelo Carlini. “O governador decidiu parcelar salários dos servidores em três vezes. Ora, toda a folha de salários do funcionalismo soma R$ 1,2 bilhão por mês. E só em isenções fiscais, ano passado, o estado perdeu R$ 15 bilhões”, argumenta o líder sindical, que é servidor do Judiciário.

Carlini conta que o governador prepara uma série de medidas para reduzir políticas públicas e privatizar o que restou dos ativos estaduais, caso do Banrisul. Sartori anunciou o parcelamento dos salários dos servidores – menos os do Judiciário e do Legislativo – na última sexta-feira, via Youtube, e logo depois viajou para Curitiba.

Segundo Carlini, os dias que se seguiram foram de medo na população, por conta da decisão anunciada de os policiais não trabalharem na segunda-feira seguinte, e de perplexidade geral. A mensagem que ficou no ar é a de que o estado está quebrado. “Ausentando-se de cena, o governador deixou que os jornais e emissoras, com a RBS à frente, ficassem dias martelando a ideia de que é preciso privatizar para resolver o problema”, narra Carlini.

Mau exemplo federal

A tarefa dos movimentos sindical e sociais, agora, é se contrapor a essa ideia de ajuste. “A população ainda não comprou esse discurso. As mobilizações de ontem aconteceram no Estado inteiro. Mostraram que temos base social e que existe outra política possível”, diz o dirigente da CUT-RS.

Em resolução publicada ontem, a CUT estadual pede aos partidos populares que se juntem a essa luta. “Só oposição parlamentar não nos basta. Precisamos dos partidos na rua, comprometidos”, diz Carlini. Isso exigirá, na avaliação do sindicalista, criticar e se opor ao ajuste fiscal também encaminhado pela presidenta Dilma, que acabou funcionando como exemplo para governadores e prefeitos usarem o discurso da crise e da explosão das contas públicas para implementar pautas conservadoras.

O estado de coisas no Rio Grande exige também críticas à gestão passada, de Tarso Genro. Segundo Carlini, embora o ex-governador petista não tenha criado a política de isenções fiscais, que equivalem à metade do orçamento estadual, nada fez para mudá-la. Outro elemento da crise é a falta de renegociação da dívida com a União, tentada por Genro, mas nunca concluída.

Aulas de cidadania

O CPERS, sindicato que reúne os educadores estaduais, recomenda que de hoje até o próximo dia 17 seus filiados reduzam o tempo dedicado às aulas tradicionais e reservem esse espaço para debater com os alunos a real situação do Rio Grande do Sul e os motivos que levam os servidores e realizar mobilizações como as de ontem.

Suruagy

Em 1997, o então governador de Alagoas Divaldo Suruagy foi obrigado a renunciar diante de mobilizações que reuniram sem-terras, professores, policiais militares e diversas outras categorias. A origem da crise foi a acordo feito com usineiros pelo seu antecessor Fernando Collor, que prometera aos proprietários de usinas a devolução de uma soma que não era, de fato, dívida do estado. Sem dinheiro, Suruagy chegou a deixar os servidores sem salários por seis meses.

 

 

 

Fonte: CUT

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia