Notícias
 
Dilma veta 85/95 e edita MP da fórmula progressiva
.
22/06/2015


A cada ano, seria incluído mais um ponto na soma da idade com o tempo de contribuição até atingir a regra 90/100


Como já era esperado, sob a alegação de que a médio e longo prazos o novo cálculo para aposentadorias iria “quebrar” de vez a Previdência Social no futuro, a presidenta Dilma vetou na quarta-feira, 17 de junho, a chamada “Fórmula 85/95″.

Alternativa ao fator previdenciário, esta fórmula tinha o apoio do movimento sindical porque garantia aposentadoria sem as perdas impostas pelo fator previdenciário a mulheres e homens que, respectivamente, atingissem 85 e 95 pontos na soma de idade com o tempo de contribuição.

Nova fórmula

Um dia depois do veto, no lugar da 85/95 fixa, a presidenta mandou editar a medida provisória (MP) 676, que assegura esta mesma fórmula, porém com uma regra de progressividade que leva em conta as mudanças de expectativa de vida da população brasileira, o que, segundo o governo, garantiria a sustentabilidade da Previdência Social.

Chamada de “85/95 Progressiva”, a nova fórmula estabelece que a regra 85/95 seria adotada até o final de 2016. A partir de 1º de janeiro de 2017, a progressividade da fórmula entraria em vigor. A cada ano, seria incluído mais um ponto na soma da idade do segurado com o tempo de contribuição até atingir a regra 90/100 pontos. Veja na ilustração.

O tempo mínimo de contribuição continua sendo de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. O Fator Previdenciário continua valendo para quem se aposentar antes de atingir a soma do tempo de idade com o tempo mínimo de contribuição exigida.

Luta continua

O desfecho ainda é imprevisível. No Congresso Nacional, deputados e senadores inclusive governistas defendem a derrubada do veto e modificações na proposta da fórmula progressiva. Já a CUT e outras centrais vão continuar a vigília em Brasília para pressionar pela derrubada do veto presidencial. A CUT considera a regra 85/95 uma conquista, mas questiona a progressividade e quer discutir a sustentabilidade da Previdência Social. “A CUT vai manter a campanha em defesa do 85/95, garantindo a aposentadoria integral a quem é de direito e vai manter as negociações para que o Brasil tenha uma Previdência viável, sustentável e justa”, disse o presidente da entidade, Vagner Freitas.

Faça o cálculo

O site da CUT (Central Única dos Trabalhadores) disponibiliza uma ferramente para que se possa fazer o cálculo da aposentadoria de acordo com as novas regras. O acesso pode ser feito clicando aqui.

 

Fonte: STIMMMEC

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia