Notícias
 
Movimento sindical CUTista reivindica contratação de auditores do Trabalho
.
26/05/2015


Sucateamento dos órgãos de fiscalização foi tema de debate na SRTE, ex-DRT


Cerca de 30 dirigentes sindicais representantes de várias categorias na região reuniram-se na tarde desta segunda-feira, 25 de maio, na sede da SRTE - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (ex-DRT), no Centro de Porto Alegre, para falar do desmonte dos órgãos públicos que fazem a fiscalização dos locais de trabalho, especialmente a carência de auditores. A reunião contou com a presença do superientende Flávio Zacher, que foi surpreendido com a mobilização dos vários sindicatos presentes.

A opinião geral é de que o quadro é bastante grave na região. Há carência de encaminhamentos e fiscalização, causada pelo sucateamento do órgão. O número de auditores vem caindo nos últimos anos na proporção inversa à demanda, ou seja, enquanto antigos e capacitados auditores se aposentam, não há reposição destes profissionais. Assim, os pedidos de inspeção não são cumpridos, o que faz a alegria dos patrões. Os maiores prejudicados são os trabalhadores e trabalhadoras, que sofrem com máquinas e ambientes inseguros, e os dirigentes sindicais e cipeiros combativos, que sofrem desgaste político porque não têm o respaldo da fiscalização e não conseguem mudar este quadro negativo.

“A coisa vai mal a nível nacional”, disse o engenheiro, professor e auditor fiscal do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, Luiz Alfredo Schienza. Ele reforçou a denúncia de que faltam auditores suficientes e capazes de fazer o trabalho adequado de inspeção. “Os poucos profissionais que realmente hoje se dedicam a este trabalho são perseguidos e correm até risco de vida”. Numa recente reunião com dirigentes da CUT de Minas Gerais, o ministro do Trabalho Manoel Dias admitiu um déficit de pelo menos mil auditores fiscais no país e prometeu realizar concurso nos próximos meses para a contratação de 800 profissionais.

Alfredo Gonçalves, dos metalúrgicos de Porto Alegre e Região, falou que os dirigentes sindicais presentes estão preocupados com o desmonte, o número de acidentes nas fábricas e a qualidade do serviço prestado. “O pessoal está se aposentando e muitos dos que os que vão entrar podem não estar devidamente preparados para fazer as inspeções”.

Antonio Munari, dos metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, o movimento sindical vive um drama na medida em os dirigentes sindicais não podem entrar nas empresas para identificar os problemas e exigir mudanças. “Os cipeiros fazem o que podem, mas todos nós dependemos dos auditores fiscais”, disse.

Raul Stabel, presidente do Sindilíquida/RS, lembrou que os auditores foram fundamentais para que os motoristas da categoria conquistassem o fim do carregamento nas distribuidoras. “As empresas tiveram de contratar gente qualificada para fazer este perigoso trabalho e isso gerou cerca de 600 novos postos de trabalho no RS”, revelou.

Marcelo Jurandir, em nome do FSST – Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador lembrou que há uma espécie de desmoralização do trabalho das poucas inspeções feitas atualmente. “Os auditores fiscalizam e autuam as empresas irregulares, porém estas conquistam decisões judiciais que garantem a elas o não cumprimento, não respeitam as decisões dos auditores”.

O superintendente Flávio Zacher concordou com os argumentos, reconheceu que há problemas de estrutura e recursos humanos nos órgãos de fiscalização do Ministério do Trabalho, prometeu levar as reivindicações para o ministro do Trabalho, Manoel Dias, e se colocou à disposição de continuar recebendo o movimento sindical para tratar de demandas coletivas ou específicas das categorias. Por fim, defendeu a união do ógão com as entidades para combater os problemas. “Temos que nos unir”, defendeu.

Participaram dirigentes dos sindicatos metalúrgicos de Canoas e Porto Alegre, do Sindipolo, Sindipetro, Sindilíquida, Sintel, Sindisaúde, da Alimentação, Servidores Públicos, professores e representantes do FSST e da CUT, entre outros.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia