Notícias
 
Em pauta, projeto que modifica cálculo de correção do FGTS
Depósitos poderão ser remunerados com as mesmas taxas da caderneta de poupança
07/05/2015




Está na pauta da Câmara dos Deputados a votação em caráter de urgência do Projeto de Lei 1358/15, que modifica o cálculo de correção do FGTS. De acordo com o texto do PL 1358, os depósitos poderão ser remunerados com as mesmas taxas da caderneta de poupança, elevando os rendimentos do FGTS.

A proposta corrige uma distorção histórica, não modifica os atuais investimentos e vale só para depósitos feitos a partir de janeiro de 2016, que serão corrigidos pela TR mais 0,5% ao mês, quando a taxa Selic for superior a 8,5% (atualmente essa taxa está em 13,25%). Quando os juros forem inferiores a 8,5%, a correção será de TR acrescida de 70% da taxa Selic.

FIQUE ATENTO!

O único ponto negativo é que o projeto – uma antiga reivindicação da CUT, ignorada durante muitos anos pelo parlamento conservador - foi apresentado de forma oportunista e casuística por deputados que vem tirando direitos da classe trabalhadora, entre os quais o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o deputado Paulinho da Força, que votaram a favor da terceirização sem limites. Na verdade, eles querem iludir os trabalhadores e fazer politicagem. Querem fugir das críticas recebidas por terem apoiado projetos que tiram direitos trabalhistas, querem valorizar um direito (FGTS) que eles mesmos lutam para acabar, pois, caso a terceirização sem limites seja aprovada, as empresas poderão contratar trabalhadores como PJ (pessoa jurídica), sem FGTS e outros direitos. Por fim, esses deputados também querem constranger/desgastar o governo, que pode se opor ao projeto, já que luta para diminuir os gastos públicos e fazer os ajustes fiscais que a economia nacional exige.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia