Notícias
 
Conferência de Mulheres debate realidade e aprova propostas para congresso metalúrgico
3ª Conferência Nacional das Mulheres Metalúrgicas, realizada nos dias 12 e 13 de abril, teve a participação de 122 companheiras, sendo seis de nossa base
14/04/2015


A 3ª Conferência Nacional das Mulheres Metalúrgicas, realizada entre os dias 12 e 13 de abril e que teve a participação de 122 companheiras, entre as quais seis representantes da base de Porto Alegre e Região, antecedeu o 9º Congresso Nacional dos/as Metalúrgicos/as.

Na ocasião, foi realizada plenária de aprovação das propostas de resoluções para o congresso, entre as quais a retomada do curso de capacitação de mulheres metalúrgicas, a garantia de participação das mulheres nas mesas de negociação e a inclusão nas pautas de reivindicação das campanhas salariais que garantam no mínimo 30% de mulheres na contratação, sem limitação de idade máxima, e a construção da paridade no movimento sindical e político. Pela primeira vez, as mulheres cumpriram a cota dos 30% de participação feminina no congresso, fato que foi bastante ressaltado.

Segundo a diretora executiva Lenira Campos da Silva, as participantes também discutiram a realidade em que vivem dentro e fora das instituições sindicais, principalmente no ambiente de trabalho. Ainda é muito constante casos de violência doméstica, discriminação, assédio moral e sexual, a limitação da participação feminina em espaços de decisão e a jornada dupla (trabalho na fábrica e em casa). A 3ª Conferência também discutiu os efeitos do PL 4330, da terceirização sem limites, para as mulheres, apresentou um estudo do Dieese sobre o perfil das dirigentes sindicais metalúrgicas e fez um resgate das conquistas das metalúrgicas nos últimos anos e da participação das mulheres nas direções dos sindicatos e federações.

“Nunca na história deste país, as metalúrgicas estiveram tão preparadas e ocupando cargos de decisão. Em um ambiente predominantemente masculino, vocês, companheiras, são exemplos pela determinação, capacidade e força”, elogiou o presidente reeleito da CNM/CUT, Paulo Cayres.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia