Notícias
 
9º Congresso histórico: Metalúrgicos na luta contra a discriminação e o racismo, contra a terceirização escravizante e por mais democracia e manutenção de direitos
O presidente do nosso sindicato, Lirio Segalla, e a diretora executiva, Lenira Campos da Silva, foram eleitos para a nova direção da CNM/CUT
20/04/2015


Presidente reeleito da CNM/CUT resume linha de atuação da categoria para os próximos 4 anos: “É luta, luta e mais luta!"


O 9º Congresso Nacional dos/as Metalúrgicos/as da CUT, realizado entre os dias 14 e 17 de abril, entra para a história como um dos mais proveitosos e exitosos encontros da categoria porque teve a luta como convergência. Todos os participantes eram unânimes em afirmar e reafirmar a importância da luta, das mobilizações para a defesa da democracia e dos direitos no Brasil.

Esta foi a opinião da delegação gaúcha no congresso e do presidente reeleito na Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Paulo Cayres: “O tom está dado: é luta, luta e mais luta”, disse Paulão referindo-se à pauta imediata dos trabalhadores, que é o combate ao Projeto de Lei 4330, da terceirização sem limites, escravizante e exterminadora de direitos; a defesa da democracia contra os ataques da elite ao projeto de país iniciado há 12 anos com o presidente Lula; e a defesa intransigente dos direitos conquistados pela classe trabalhadora em muitos e longos anos de luta, agora ameaçados principalmente por um Congresso Nacional extremamente conservador.

“Saímos deste nosso encontro nacional abastecidos e não vamos vacilar para defender a nossa pauta e barrar as ofensas e ataques contra a mulher e presidenta Dilma Rousseff, que está sendo vítima de um preconceito desmedido e sendo alvo de ataques desferidos por uma elite composta por pessoas que não querem que os filhos dos trabalhadores e trabalhadoras tenham os mesmos direitos e privilégios que os filhos dos ricos. Não vamos deixar que essa elite derrube a presidenta legitimamente eleita pelo povo”, enfatizou o presidente Paulão, que fez questão de lembrar do exemplo dado pelos próprios delegados e delegadas do encontro, que realizaram uma passeata de 5 Km em Guarulhos, local do congresso, na quarta-feira (15), para protestar e se somar ao Dia Nacional de Lulas e de Paralisação contra o PL 4330, convocado pela CUT.

Participações

O 9º Congresso reuniu 366 delegados e delegadas de todo o país, além de 70 sindicalistas de 25 países, convidados e observadores, entre os quais o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (veja foto), o ator e ativista da luta contra o racismo no mundo, Danny Glover, e o presidente da CUT, Vagner Freitas, entre outras lideranças.

No total, mais de 500 pessoas acompanharam os painéis que municiaram os debates feitos pelos delegados para traçar o plano de ação da CNM/CUT e para eleger a nova direção da entidade para o quadriênio 2015/2019.

Resoluções

Na manhã do dia 17, os delegados/as se reuniram em plenária para avaliar, aprovar alterações e as resoluções discutidas na véspera em grupos de trabalho, focadas em quatro eixos estratégicos: Contrato Coletivo Nacional de Trabalho, Política Industrial, Organização Sindical e Políticas Gerais e Permanentes.

Entre as principais resoluções, estão: fortalecer a organização no local de trabalho, reafirmar a pauta mínima do Contrato Coletivo Nacional de Trabalho nas campanhas salariais, como o piso nacional de salário para o ramo metalúrgico, a licença maternidade de 180 dias, a igualdade salarial entre homens e mulheres, sem distinção de etnia e religião, mecanismos para inibir a rotatividade da mão de obra, inibir a guerra fiscal e assegurar contrapartidas sociais para a concessão de recursos públicos às empresas, além de garantir programa de proteção ao emprego. No que se refere às políticas gerais e permanentes, foram definidas diversas ações que garantem a continuidade e a ampliação de ações nas áreas de formação, saúde do trabalhador, igualdade racial, mulher, juventude e políticas sindicais, além de estratégias que fortaleçam as entidades da categoria e ampliem a base cutista no país.

Eleição

Durante o congresso, uma única chapa – a Unidade Metalúrgica - foi apresentada e aclamada como direção-eleita da CNM/CUT para o mandato 2015-2019. Paulo Cayres, reeleito presidente, e mais 40 dirigentes sindicais de 12 estados serão os responsáveis para cumprir com as resoluções e o plano de lutas definidos no fim do congresso.

O destaque ficou por conta da representatividade. Pela primeira vez, um terço da nova direção será composta por mulheres. Junto com Minas Gerais, o RS terá a segunda maior representação, perdendo apenas para São Paulo. Do RS, foram eleitos sete companheiros/as de seis bases metalúrgicas importantes: Canoas, Erechim, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo e Sapiranga. Entre eles está o presidente do nosso sindicato, Lirio Segalla, e a diretora executiva, Lenira Campos da Silva.

Outras atividades

Antes do início do 9º Congresso, houve três eventos preparatórios realizados no local do evento: a 3ª Conferência Nacional de Mulheres Metalúrgicas da CUT, o Seminário Internacional “Ação Global em Defesa do Trabalho Decente na Indústria” e o Seminário Internacional “Impactos do Racismo no Mundo do Trabalho”.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia