Notícias
 
Trabalhador receberá indenização por ter familiar privado de usufruir plano de saúde
A ação foi ajuizada pelo escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados, que faz assessoria jurídica para a categoria metalúrgica
17/02/2015


A 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) determinou o pagamento de R$ 15 mil de indenização por danos morais a um trabalhador que teve familiar privado de usufruir o plano de saúde durante prazo de aviso prévio. A ação foi ajuizada pelo escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados.

O empregado, que atuava em uma empresa de estruturas metálicas, tinha a esposa como dependente no plano de saúde vinculado ao seu contrato de trabalho. Em abril de 2013, o trabalhador agendou para agosto daquele ano um procedimento cirúrgico para a esposa. Em julho, no entanto, recebeu da empresa carta de aviso prévio. Mesmo o trabalhador manifestando interesse em manter o plano de saúde, os benefícios foram cancelados e o procedimento cirúrgico agendado não pôde ser realizado. O empregado afirmou que se sentiu humilhado e inferiorizado com a situação, que também trouxe riscos à saúde da familiar, que não conseguiu fazer a cirurgia anteriormente marcada.

Em sua decisão, o relator do processo, desembargador Emílio Papaléo Zin, argumentou que o contrato de trabalho do empregado manteve-se íntegro até 25 de setembro de 2013 em razão da projeção do prazo de aviso prévio proporcional. Desta forma, entendeu que o familiar, com procedimento cirúrgico agendado para o mês de agosto, portanto dentro do prazo de aviso prévio, não deveria ter sido privado de utilizar o plano de saúde.

O recurso interposto pelo trabalhador foi, desta forma, acolhido pela 7ª Turma do TRT4, que entendeu que o empregado sofreu prejuízos e determinou o pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 15 mil mais juros desde o ajuizamento da ação.

 

 

Com informações do escritório jurídico WMSC&AA

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia