Notícias
 
Para centrais, correção de 4,5% na tabela do Imposto de Renda é insuficiente
Presidenta afirmou que reajuste de 6,5% não cabe no Orçamento, mas não excluiu a possibilidade de diálogo: "Se não quiserem os 4,5%, vamos ter de abrir um processo de discussão novamente"
23/02/2015


Dirigentes das centrais sindicais consideram a correção de 4,5% na tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física, anunciada hoje (20), pela presidenta Dilma Rousseff, insuficiente para corrigir os efeitos da inflação. “Não é o bastante para corrigir as distorções que a gente vem acumulando. Os 4,5% não corrigem, e acho que ela poderia aproveitar o momento para fazer uma redistribuição de faixas, aumentar o valor a ser corrigido”, afirma o coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP, filiada à CUT), José Maria Rangel.

“O reajuste não deixa de ser positivo, porque acaba beneficiando milhões de trabalhadores que, por terem tido aumento e reajustes de salário, acabavam entrando na tabela”, diz o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna. “Ela cumpre o que tinha dito, mas de que qualquer maneira não atinge a inflação, 4,5% é bem diferente do que se fosse pela inflação”, acrescenta.

Para o presidente da UGT, Ricardo Patah, o índice é “muito ruim”. “Nós estávamos aguardando o que foi perdido para a inflação, que foi 6,5%. O compromisso é o que nós perdemos, então há um equívoco. Vamos continuar lutando por alterações”, garantiu o dirigente. Segundo Patah, Dilma já havia dito que o reajuste seria esse, portanto não há novidade no anúncio. “Para nós não é nem surpresa, nem decepção. Mas é uma situação incômoda.”

Dilma confirmou hoje, na primeira entrevista de seu segundo mandato, que o governo enviará novamente ao Congresso medida provisória com correção de 4,5% e afirmou que este era o índice com o qual havia se comprometido. “Eu tenho um compromisso e vou cumprir meu compromisso, que é 4,5%. Não estamos vetando porque queremos, estamos vetando porque não cabe no Orçamento público. É assim”, explicou a presidenta. Em janeiro, ela vetou o reajuste de 6,5%, votado no Congresso.

Mas Dilma não negou a possibilidade de reabrir negociações. “Eu já mandei (a proposta de 4,5%) por duas vezes, vou chegar à terceira vez. Meu compromisso é 4,5%. Se, por algum motivo, não quiserem os 4,5%, nós vamos ter de abrir um processo de discussão novamente.”

 

 

Fonte: Rede Brasil Atual

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia