Notícias
 
Segundo pesquisa, mais de 40 mil jovens podem ser assassinados antes dos 19 anos
Segundo o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), divulgado nesta quarta-feira (28), a chance de um adolescente negro ser assassinado é 2,96 vezes maior do que os brancos
29/01/2015


Entre 2013 e 2019, mais de 40 mil jovens que residem em cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes correm o risco de ser assassinados antes de completarem 19 anos de idade. Esta é a estimativa do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) divulgado nesta quarta-feira (28).

Em outras palavras, para cada grupo de mil pessoas com 12 anos completos em 2012, 3,32 correm o risco de serem assassinadas antes de atingirem os 19 anos de idade. A taxa representa um aumento de 17% em relação a 2011, quando o IHA chegou a 2,84.

A região Nordeste é a que tem a maior incidência de mortes desta faixa etária, com um índice igual a 5,97. O Sudeste possui o menor valor, com uma perda de 2,25 jovens em cada mil.

Cor da pele

O estudo indica ainda que a maior vulnerabilidade está na cor da pele. A chance de um adolescente negro ser assassinado é 2,96 vezes maior do que os brancos. Quando se trata de um jovem negro do sexo masculino, o risco é 11,92 vezes maior ao das mulheres negras.

Políticas Públicas

Para mudar essa realidade, a Secretaria de Direitos Humanos anunciou a criação de um Grupo de Trabalho Interministral que vai elaborar um Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Letal de Crianças e Adolescentes. O plano vai se inserir nas propostas do governo federal para assumir a responsabilidade pela segurança pública ao lado dos estados e municípios.

"Se nada for feito, nós teremos as 42 mil mortes. A proposta do pacto é uma urgência. É uma ação do governo federal na construção de um plano nacional para prevenir as mortes de adolescentes e acabar com esse ciclo de violência", afirmou a ministra dos Direitos Humanos Ideli Salvatti, durante a apresentação dos dados.

Dados

O IHA levou em conta informações de 288 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. O levantamento tem como base os dados dos Censos 2000 e 2010, do IBGE, e do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde.

O estudo foi produzido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Observatório de Favelas e o Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-UERJ).

A pesquisa na íntegra está disponível em www.prvl.org.br

 


Fonte: Brasil de Fato

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia