Notícias
 
Acidente em plataforma terceirizada da Petrobras deixa mortos e feridos
Do total de 74 trabalhadores embarcados, três morreram no local; dez sofreram ferimentos e já foram transferidos por helicóptero para atendimento médico em Vitória e outros seis estão desaparecidos
11/02/2015




Uma explosão ocorrida hoje (11), por volta de 12h50, no navio-plataforma Cidade de São Mateus, a serviço da Petrobras na região litorânea de São Mateus, no Espírito Santo, deixou três mortos e dez feridos. Seis trabalhadores ainda estão desaparecidos. O navio-plataforma é afretado e pertence à empresa BW Offshore, terceirizada da Petrobras.

Segundo a Petrobras, a unidade opera, desde junho de 2009, no pós-sal dos campos de Camarupim e Camarupim Norte, no litoral capixaba, a cerca de 120 quilômetros da costa. Do total de 74 trabalhadores embarcados, três não resistiram aos ferimentos e morreram no local; dez sofreram ferimentos e já foram transferidos por helicóptero para atendimento médico em Vitória e outros seis estão desaparecidos.

De acordo com a diretora do Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro) Mirta Rosa de Souza, os feridos foram levados para dois hospitais em Serra, na Grande Vitória. “O acidente foi causado por um vazamento de gás na casa de bombas. Muitos dos trabalhadores da plataforma são terceirizados. Vamos acompanhar a chegada das vítimas e dar suporte aos familiares e feridos.”
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, até as 17h dez pacientes tinham sido transferidos, sendo duas vítimas de queimaduras e oito vítimas de traumas. O acidente teria ocorrido por volta das 14h50, e o sindicato foi informado 40 minutos depois.

A Infraero informou que criou plano de contingência para embarque e desembarque de helicópteros com vítimas no aeroporto de Vitória. Foram solicitadas 14 ambulâncias para transporte dos feridos para hospitais.

A Petrobras disse que a BW está prestando toda a assistência aos seus funcionários e familiares, com apoio da estatal. O acidente foi controlado a partir do imediato acionamento do Plano de Emergência com a mobilização de todos os recursos necessários. As operações da plataforma foram interrompidas. A produção da unidade era de cerca de 2,2 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.
A Petrobras notificou oficialmente a Marinha e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustiveis (ANP). A concessão de Camarupim é operada pela Petrobras (100%) e a de Camarupim Norte é uma parceria entre a Petrobras (65%) e a empresa Ouro Preto Energia (35%).

Marinha

Em nota, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), informou que um navio e duas aeronaves estão se deslocando para a área, com a prioridade inicial de realizar a evacuação de pessoal e remover as vítimas para os hospitais da Grande Vitória.

A Capitania dos Portos informou ainda que será aberto um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), a fim de esclarecer as causas e responsabilidades pelo ocorrido na plataforma. O prazo para a conclusão do inquérito é de 90 dias. A ANP informou que o acidente não provocou vazamento de óleo.

 

Fonte: Rede Brasil Atual

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia