Notícias
 
Metalúrgicos de Porto Alegre solidários com os metalúrgicos do ABC paulista
Direção do sindicato declara solidariedade por meio de moção
12/01/2015


Moção de solidariedade aos trabalhadores metalúrgicos do ABC e repúdio contra as empresas que descumprem acordos coletivos

O Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, com extensão de base em Alvorada, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Glorinha, Guaíba e Viamão, por meio desta moção, declara solidariedade a todos os trabalhadores e trabalhadoras do ABC, especialmente os 13 mil companheiros e companheiras da Volkswagen de São Bernardo do Campo, que estão em greve por tempo indeterminado contra as 800 demissões impostas pela empresa. Por outro lado, a entidade repudia a forma pela qual a Volks encaminhou tais demissões, usando o período das férias coletivas do final do ano para comunicar as dispensas e descumprindo o acordo que garantia os empregos até 2016, feito com base na política de desoneração fiscal do governo federal para elevar a produção no país, minimizando no Brasil os efeitos da grave crise da economia mundial.

A solidariedade é extensiva aos trabalhadores/as da Mercedez-Benz, que também tiveram acordo de renovação do layoff descumprido e sofreram com 244 demissões nas últimas semanas.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre entende que nossa categoria em nível nacional não pode permitir que, após auferir lucros recordes com a expansão do mercado automobilístico no Brasil – inclusive com a ajuda do governo e da sociedade brasileira, por meio das isenções de impostos – a indústria automotiva ataque os trabalhadores com demissões. Para a nossa direção, há um nítido propósito patronal de chantagear o governo para obter novas vantagens econômicas e assim crescer, conquistar altos lucros, remetendo-os para suas matrizes no exterior, onde existe grave e profunda crise econômica, em vez de reinvestir aqui no Brasil, um país que, desde o governo do companheiro Lula, tem sido exemplo perante a crise mundial, mostrando desenvolvimento econômico e social, gerando empregos e se consolidando como uma das maiores economias do mundo.

Não podemos aceitar que, encerrada a política de desoneração, a Volks e outras multinacionais mostrem essa total falta de compromisso com o Brasil e com os milhares de trabalhadores. Com os descumprimentos de acordos e as consequentes demissões, a intenção delas é, além de pressionar o governo para obter novas compensações, impor propostas de retirada de direitos trabalhistas e de cortes salariais para a manutenção dos empregos, e elevar ainda mais seus lucros com a exploração da classe trabalhadora metalúrgica. Não podemos aceitar essa chantagem articulada pelas montadoras contra o governo e contra os trabalhadores, que deram todas as condições para que a indústria automobilística brasileira se transformasse na 4ª maior do mundo e batesse recordes de produção até 2012.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre exige a retomada imediata das negociações, a suspensão das dispensas, a reintegração dos demitidos e o fim desta ofensiva patronal que impõe a flexibilização de salários, direitos e benefícios como alternativa de combate às demissões, até porque já existem vários mecanismos de precarização do trabalho institucionalizados no país, como o banco de horas, o contrato parcial e a terceirização.

Porto Alegre, 12 de janeiro de 2015.

Direção Executiva
Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia