Notícias
 
Para centrais, em vez de mexer em direitos, governo deveria cuidar da rotatividade
Em 2014, o mercado formal promoveu 20,414 milhões de contratações com carteira assinada e 19,476 milhões de demissões, números que dobram em dez anos e elevam as indenizações com seguro-desemprego
14/01/2015


Entre as medidas anunciadas no final do ano pelo governo, está a maior dificuldade de acesso ao seguro-desemprego. Pela proposta do Executivo, o período mínimo para requerer o seguro passa de seis para 18 meses, o que segundo estudo do Dieese já excluiria boa parte dos trabalhadores. Em 2012, por exemplo, 45% dos empregados formais deixaram o emprego antes de seis meses. As centrais afirmam que, em vez de se preocupar com alteração de direitos, o governo deveria ter mais atenção ao fenômeno da rotatividade no mercado de trabalho.

Conforme o estudo divulgado no segundo semestre do ano passado, a rotatividade média no mercado formal foi de 37% em 2012. Ou seja, quatro em cada dez mudaram de emprego. Mas essa movimentação exibe significativas diferenças conforme o setor: 21% entre os bancários, 45% entre os metalúrgicos, 47% entre os químicos e 64% no comércio. Na construção civil, a taxa supera 100%.
"O governo fez medidas para dificultar o acesso ao seguro-desemprego, mas temos uma alta rotatividade, que não é desejo dos trabalhadores", disse a presidenta em exercício da CUT, Carmen Foro, após reunião realizada hoje (13) na sede da entidade com dirigentes da Força Sindical, UGT, CTB, CSB e Nova Central.

Além da intensa movimentação de mão de obra, o mercado de trabalho se expandiu nos últimos anos. Em 2014, de janeiro a novembro, apenas o setor formal, medido pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, registrou 20,414 milhões de contratações com carteira assinada e 19,476 milhões de demissões – praticamente 40 milhões.

Dez anos atrás, foram 11,296 milhões de admissões e 9,773 milhões de desligamentos, metade do volume atual. Consequentemente, o pagamento de seguros-desemprego também cresceu, superando os R$ 30 bilhões em 2013.

O tempo médio de permanência no emprego em 2012 era de cinco anos no total e de três anos, excluídos servidores públicos. As demissões a pedido do trabalhador aumentaram de 17,5% dos contratos, em 2006, para 25%. "Esse fenômeno, entretanto, não mascara o fato de que a grande maioria dos contratos é rompida por empresas/estabelecimentos", diz o Dieese.

Entre as medidas propostas pelas centrais, está a ratificação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que veda demissões imotivadas, e encontra feroz resistência do setor empresarial. As entidades também sugerem a regulamentação do parágrafo 4º do artigo 239 da Constituição, que fala sobre contribuição adicional de empresas que têm índice de rotatividade acima da média, para financiar o sistema de seguro-desemprego.

 


Fonte: Rede Brasil Atual

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia