Notícias
 
Pauta dos metalúrgicos é entregue ao governo federal
Sindicalistas se reuniram na tarde desta terça-feira (13) com o ministro Miguel Rossetto, que se comprometeu a agilizar a tramitação do pedido junto ao governo
13/01/2015


O governo federal já está com a pauta de reivindicações dos metalúrgicos para garantir empregos e a retomada do crescimento no setor automotivo. A pauta foi entregue no início da tarde desta terça-feira (13), em Brasília, ao ministro Miguel Rossetto, da Secretaria Geral da Presidência da República, pelos presidentes da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, pelo diretor de Organização da entidade, José Roberto Nogueira (Bigodinho), e pelo economista Fausto Augusto Júnior, da Subseção do Dieese no ABC.

Rossetto foi receptivo à pauta e se comprometeu a apresentar as reivindicações da categoria à presidenta Dilma Rousseff e aos ministros do Trabalho, Manoel Dias, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Armando Monteiro Neto. “O ministro se dispôs ainda a auxiliar nas negociações com a Volkswagen e a Mercedes-Benz para solucionar o impasse gerado com as demissões nas duas montadoras”, contou Paulo Cayres, dizendo ainda que, durante a audiência, Miguel Rossetto fez contato com o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos), Luiz Moan, com o mesmo objetivo.

A pauta entregue ao ministro tem três pontos: a implantação de um Programa de Proteção ao Emprego; o estabelecimento do Programa Nacional de Renovação da Frota de Caminhões; e ampliação de liberação de créditos na economia, principalmente para a aquisição de veículos.

As reivindicações foram aprovadas no ato público realizado ontem (12) em São Bernardo do Campo (SP), que reuniu mais de 20 mil metalúrgicos na Volkswagen, Ford, Mercedes-Benz e Karmann Ghia. A manifestação foi precedida de três passeatas na Via Anchieta, em protesto contra as 800 demissões na Volks e 244 na Mercedes-Benz (leia aqui).

Segundo o presidente da CNM/CUT, o secretário geral da Presidência se comprometeu ainda a agilizar os trâmites relativos à pauta e a estabelecer contato com a direção da Volkswagen para contribuir com a solução do impasse. O assessor especial da Secretaria Geral da Presidência, José Lopes Feijóo, participou da audiência e também se colocou à disposição dos sindicalistas para auxiliar no encaminhamento da pauta.

Negociações

Após a manifestação dos 20 mil trabalhadores, a Volkswagen concordou em retomar a negociação com o Sindicato, o que estava previsto para a tarde desta terça-feira. Os 13 mil metalúrgicos na montadora estão em greve desde o último dia 6, quando souberam da dispensa dos 800 colegas. Já as negociações com a Mercedes-Benz tiveram início na semana passada, depois de uma greve de advertência na quarta-feira (7).

Ainda na tarde de ontem, os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC apresentaram à Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo a pauta da categoria ao governo do Estado, também aprovada na manifestação: Conselho Estadual de Política Industrial; Código de Conduta Social; Programa de revitalização de áreas industriais; Programa de Adensamento da Cadeia Produtiva Automotiva; Programa de Estímulo à Produção de Carros Elétricos; Câmara de Negociação e Mediação de Conflito e Combate à Guerra Fiscal.

 

 

(Fonte: Solange do Espírito Santo - Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia