Notícias
 
IndustriALL debate condições de trabalho nas áreas administrativas das fábricas
Evento foi realizado na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), em São Bernardo do Campo (SP)
11/12/2014


Terminou na manhã desta quinta-feira (11) a reunião do grupo dos trabalhadores não-manuais da IndustriALL Global Union, federação internacional que representa os trabalhadores metalúrgicos, químicos e têxteis em todo o mundo. Durante os dois dias do encontro, sindicalistas que representam trabalhadores não-manuais (técnicos e de setores administrativos das indústrias) discutiram as condições de trabalho desta parcela da categoria do ramo industrial no mundo, a partir da troca de experiências. O evento foi realizado na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), em São Bernardo do Campo (SP).

Participaram do encontro cerca de 30 trabalhadores do Brasil, Argentina, Colômbia, Gana, Alemanha, Noruega, Canadá, Suécia e Austrália. Estavam representados na atividade engenheiros, trabalhadores em logística, vendas e marketing e de setores administrativos de empresas de mineração, petróleo e metalurgia.

Em sua intervenção, a representante do Sindicato dos Metalúrgicos da Alemanha (IG Metall), Christine Thomas, apresentou as conquistas dos trabalhadores não-manuais nas principais montadoras do seu país. “Na BMW, as tarefas que são realizadas fora do ambiente de trabalho são contabilizadas como hora extra. Já na Volkswagen, os funcionários desligam os celulares após às 18h15. E os trabalhadores na Daimler têm seus e-mails apagados automaticamente no período de férias”, contou.

Já a representante da Fédération de La Metallurgie (CFE-CGC), central sindical da França, Anne Cathérine Cudennec, mostrou as principais cláusulas acrescentadas no último acordo coletivo dos trabalhadores gestores e engenheiros da indústria metalúrgica. “Recentemente, foram conquistadas as cláusulas de equiparação salarial por gênero, cotas para jovens, folgas especiais em caso de casamento e perda de familiares, além de abonos por tempo de trabalho”, disse.

No Canadá, a secretária de Finanças do Sindicato Trabalhadores Profissionais em Escritórios (COPE/SEPB), Gwenne Farrel, falou sobre a importância da paridade de gênero na administração dos sindicatos canadenses. “É fundamental que mulheres e homens tenham as mesmas oportunidades de representem os trabalhadores e trabalhadoras. Meu sindicato tem uma representação feminina de 40%, mas é preciso lutar ainda mais para alcançarmos a paridade”, afirmou.

Para finalizar o encontro, Monika Kemperle, secretária geral adjunta da IndustriALL, explicou ao grupo a estrutura da entidade e suas principais bandeiras de luta. "Uma das principais metas da IndustriALL é acabar com o trabalho precário no mundo. Para alcançarmos este objetivo precisamos da solidariedade internacional e de ações para combater este problema tão grave. Unidos, somos mais fortes e conquistamos mais objetivos", assinalou.

 


(Fonte: Assessoria de Imprensa CNM/CUT)

 
Veja também
 
 
Ramais - SEDE STIMEPA
  • Telefone Principal: (51) 3371-9000
  • Saúde/Clínico Geral - Ramal 9024
  • Saúde do Trabalhador - Ramal 9025
  • Cobrança - Ramal 9023 e 9028
  • Jurídico - Ramal 9029
  • Homologação - Ramal 9046
  • Secretaria Geral - Ramal 9026
  • Administrativo/Financeiro - Ramal 9018
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Médico
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
Galerias
  Fotos
  Vídeos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
Stimepa - Sindicato dos Metalurgicos de Porto Alegre
Av. Francisco Trein, 116 - Cristo Redentor - CEP 91350-200
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS
 
Omega Tecnologia