Notícias
 
Federações de Trabalhadores e Centrais Sindicais se unem para manter reajuste do salário mínimo regional
Para a CUT, reajuste é uma conquista e sua suspensão seria um retrocesso para a economia gaúcha
07/01/2015


Para a CUT, reajuste é uma conquista e sua suspensão seria um retrocesso para a economia gaúcha


A suspensão do reajuste do salário mínimo regional por liminar do Tribunal de Justiça foi tema de reunião entre representantes de entidades de trabalhadores e de centrais sindicais, na sede da CUT-RS, na manhã desta quarta-feira, 07. Representantes das categorias dos metalúrgicos, alimentação construção civil e comerciários, assim como as Centrais Sindicais – CUT-RS, CTB, NSCT, UGT e CGTB estavam presentes na reunião.

Os dirigentes definiram as estratégias e ações das entidades para buscar reverter o pedido da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), atendido pela desembargadora de plantão, Lúcia Cerveira. As novas faixas salariais, sancionadas pelo então governador Tarso Genro e aprovadas pela Assembleia Legislativa, entrariam em vigor em 1º de fevereiro.

Nos encaminhamentos da reunião ficou definida pelas entidades a solicitação de audiências dos trabalhadores com o Governo do Estado, a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a presidência da Assembleia Legislativa e a Secretária Estadual do Trabalho. As Centrais Sindicais e as Federações de Trabalhadores também irão mover, individualmente, ações judiciais de intervenção assistencial no processo de controle de constitucionalidade, no modelo Amicus Curiae, para poderem se manifestar nos autos do processo em andamento.

Para o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, o reajuste do salário mínimo regional é a conquista dos trabalhadores e a suspensão dessa vitória é, além de uma perda, um retrocesso para a economia gaúcha. Ele afirmou também que os trabalhadores irão se mobilizar em busca da manutenção desse direito.

Entenda

Sancionado em dezembro de 2014, o reajuste de 16% foi publicado pelo governo gaúcho no Diário Oficial do Estado. A ação direta de inconstitucionalidade movida pela Fecomércio foi impetrada no mesmo dia. Entre os argumentos para a ação está a legislação que não permite o reajuste no segundo semestre de ano eleitoral. Além disso, os empresários alegam ilegitimidade material, pelo governador ter dado este percentual de reajuste em fim de mandato. A liminar foi concedida para que os empresários não aplicassem o reajuste enquanto ainda é discutido.

 

Por: CUT-RS com informações da FeteeSul

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia