Notícias
 
Movimentos sociais pedirão o indiciamento criminal de Bolsonaro
Entidades planejam protocolar representação no Ministério Público Federal contra deputado por incitação ao crime
15/12/2014


Entidades planejam protocolar representação no Ministério Público Federal contra deputado por incitação ao crime. Manifestação em Brasília está prevista para quarta-feira 17

Diversos movimentos sociais e feministas se reuniram nesta sexta-feira 12, em São Paulo, para anunciar que acionarão o Ministério Público Federal contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). Os movimentos entrarão com uma representação coletiva na Justiça Federal pedindo que o deputado federal do Rio de Janeiro seja indiciado criminalmente por incitação e apologia ao crime.

O que motiva a ação é uma declaração do parlamentar, proferida no plenário da Câmara Federal, na terça-feira 9, contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). Na tribuna da Câmara, Bolsonaro se voltou contra Rosário e disse: "não te estupro porque você não merece". Em 2003, Bolsonaro já havia dirigido ofensas semelhantes contra Maria do Rosário. Na época, não houve punição ao parlamentar.
Desde 2009, o crime de estupro é considerado um crime hediondo. "Não admitimos que isso emane de um parlamentar democraticamente eleito", afirma Maria das Neves, coordenadora da União Brasileira das Mulheres. "Não admitimos que o Congresso Nacional seja um espaço de reprodução do machismo”, disse.

Atualmente, a representação feminina no Congresso Nacional ainda é baixa. Em 2015, apenas 10% das cadeiras da Câmara Federal serão ocupadas por mulheres. No Senado, o índice sobre para 18,5%. Para ela, a impunidade reproduz a violência. “Isso é um alento para estupradores e homens que oprimem as mulheres”.

De acordo com Neves, a ação coletiva dos movimentos sociais mostra unidade em torno dessa bandeira. "Nesse momento, os movimentos sociais encaram como central a luta pela cassação e não diplomação do deputado Jair Bolsonaro", disse. Para ela, a punição de Bolsonaro seria um marco contra a reprodução do machismo no Congresso Nacional e a cultura do estupro na sociedade brasileira. Hoje, no Brasil, uma mulher é estuprada a cada 10 minutos.

Manifestações

Juntamente com a decisão pela representação contra Bolsonaro na Justiça Federal, os movimentos sociais decidiram na quinta-feira 11 protestar contra o deputado em Brasília. Em menos de 24 horas, os líderes já asseguraram a participação de mais de 500 mulheres no ato. “Serão várias iniciativas. Daqui até a cassação dele, só não vamos sair das ruas. Nós não aceitamos qualquer outra punição que não seja a cassação. Não deixaremos ele ser diplomado”, afirmou Rosane Silva, secretária da mulher da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A manifestação acontecerá quarta-feira 17, em Brasília.
Ao mesmo tempo, além das ações coletivas, as organizadoras também convocaram uma mobilização individual e pelas redes sociais. "É fundamental enviar e-mails e telegramas para o próprio Conselho de Ética da Câmara Federal e para todos os parlamentares para que façamos uma grande corrente de pressão sobre o Congresso Nacional e contra o deputado Jair Bolsonaro”, disse Virgínia Barros, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). "É preciso protestar nas redes sociais e se organizar em torno desse debate", completa. Além de movimentos sociais ligados aos direitos das mulheres, também apoiam a medida entidades estudantis e movimentos LGBT e de minorias.

Na quarta-feira 10, quatro partidos (PT, PCdoB, PSB e PSOL) apresentaram uma representação contra Bolsonaro por quebra de decoro parlamentar pedindo a cassação do parlamentar.

 

 

Fonte: Carta Capital

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia