Notícias
 
Foton de Guaíba ampliará projeto no Rio Grande do Sul
Reunião na SDPI tratou da ampliação da montadora de caminhões
22/09/2014


O presidente da Foton Aumark do Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros, anunciou nesta segunda-feira (22) a ampliação do projeto de implantação de uma montadora da marca chinesa no Rio Grande do Sul. O executivo, que se reuniu em Porto Alegre com o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, informou que a decisão de incluir caminhões pesados e extrapesados na linha de produção de Guaíba já foi aprovada em todas as instâncias técnicas da Foton chinesa e aguarda apenas pelo aval final da direção da empresa, previsto para meados de outubro. A ampliação da linha repercutirá no aumento do volume de investimentos, de produção e de empregos da montadora.

“A entrada no segmento de caminhões com capacidade entre 45 e 70 toneladas segue o curso natural de um projeto deste porte, mas a definição do impacto no investimento, produção e empregos ainda depende de detalhamento”, explica Mendonça de Barros. A expansão exigirá tramitação semelhante à da proposta original, que prevê o início da produção em Guaíba para 2016. A linha pesada entrará em operação depois.

O secretário Mauro Knijnik ressalta a importância do novo projeto. “O empenho do governo em trazer para cá a Foton não se resumia à fabricação de caminhões leves, como prevê o Protocolo de Intenções firmado com a empresa. O que queríamos e conseguimos é atrair para o Rio Grande do Sul a maior fábrica de caminhões do mundo, constituindo aqui o que será a maior do Brasil”, afirmou.

Na reunião, Knijnik e Mendonça de Barros iniciaram negociações para as alterações necessárias ao PI assinado em agosto do ano passado. Na ocasião, o presidente da Foton Aumark antecipou que a empresa fará um evento no Estado para apresentar o primeiro protótipo do caminhão a ser fabricado no país. O modelo, com capacidade para até 10 quilos, foi montado com peças produzidas no Brasil, atendendo ao índice de nacionalização previsto no Inovar Auto, programa federal de incentivo à indústria automotiva.

Histórico

O projeto original da Fotom Aumark em Guaíba prevê investimentos de R$ 250 milhões para a fabricação de veículos leves e médios, com capacidade para 3,5 toneladas, 6,5 toneladas, 8,5 toneladas e 10 toneladas. O índice de nacionalização inicial será de 60%, com elevação gradual. Pelo cronograma, em 2017 iniciará a produção dos caminhões médios e semipesados, de 13, 15 e 17 toneladas. Serão 21 mil unidades/ano voltadas ao mercado brasileiro e a exportações para América do Sul e África. Outros R$ 70 milhões serão aplicados em logística, distribuição de peças e rede de concessionárias.

O complexo ocupará 200 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 1,5 milhão de metros quadrado, com geração de 150 empregos diretos e 900 indiretos na primeira fase de operação e 325 em oito anos. 3. Além da fábrica, será implantado um Centro de Distribuição.

A obra começou em abril de 2014 e, em julho, chegaram os primeiros caminhões chineses no Estado. A importação será substituída posteriormente pela produção local, conforme as regras do Inovar Auto. Em agosto, o projeto da Foton foi aprovado pelo Conselho Diretor do Fundopem.

Sobre a Foton Caminhões

A Foton Caminhões é responsável pela importação e distribuição dos caminhões da marca no Brasil e responde pelo fornecimento das autopeças e por todos os serviços de pós-venda, incluindo as revisões e manutenções.

Na China, a Foton Motor Group, fundada em 1996, no distrito de Changping, Pequim, conta com mais de 100 mil funcionários e possui joint ventures firmadas com companhias como a Cummins e a Daimler, sendo apontada como a maior e uma das mais valiosas companhias chinesas.

 

Fonte: Portal do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia