Notícias
 
Outubro Rosa destaca importância de prevenção ao câncer de mama
.
01/10/2014


Nesta quarta-feira (1º) começa o Outubro Rosa, um mês dedicado à campanha pela prevenção e combate ao câncer de mama


Em todo o país e no mundo, há manifestações de apoio à campanha. Em inúmeras cidades, por exemplo, é usada iluminação cor-de-rosa em seus principais monumentos. O movimento é uma maneira de alertar a população e as autoridades públicas sobre os riscos e a necessidade de diag-nóstico precoce deste tipo de câncer, além de difundir informações do tratamento da doença.
A campanha também tem o objetivo de conscientizar as mulheres que devem fazer o autoexame todo mês, o exame clínico todo ano e a partir dos 40 anos a mamografia anualmente.

A história do Outubro Rosa começou em Nova York, nos Estados Unidos, em 1990, com a primeira edição da Corrida da Cura, feita pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu aos participantes laços cor-de-rosa, como símbolo da luta contra o câncer de mama. Desde então, entidades dos Estados Unidos passaram a utilizar o rosa em suas ações voltadas para a luta pela pfevenção contra esse tipo de câncer e a ideia se espalhou globalmente.

No Brasil, a campanha chegou por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) em 2008 e foi gradativamente sendo incorporada pelas instituições públicas e entidades da sociedade civil.

Prevenção

Em 2014, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de 57 mil novos casos da doença no país. As taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas. Dados do INCA reve-lam que a cada ano cerca de 10 mil mulheres morrem no Brasil em decorrência da doença. No entanto, segundo especialistas do Instituto, se diagnosticados precocemente, os resultados costumam ser eficientes, o que aponta novamente para a importância da prevenção.

Segundo o Instituto, as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações. É necessário que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde em atendi-mento qualificado para essa atividade. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.

Assistência

Desde 2008, lei federal garante o exame de mamografia gratuito pelo Sistema Único de Saúde a todas as mulheres, preferencialmente as que têm mais de 50 anos (conforme orientação da Organização Mundial de Saúde). Já em 2011, a presidenta Dilma Rousseff lançou o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, estratégia para expandir a assistência oncológica no País. Atualmente, o SUS tem 277 serviços na assistência oncológica que atendem a 298 unidades hospitalares distribuídas nos 27 estados para a detecção e tratamento de câncer em todo país. Com o investimento do governo federal, mais de 3,6 milhões de sessões de radioterapia e quimioterapia foram feitas pelo SUS, com investimento de R$ 491,8 milhões.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa CNM/CUT, com informações do INCA

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia