Notícias
 
Metalúrgicos do RS apoiam o Plebiscito Popular pela Reforma Política
Os metalúrgicos do Estado estão mobilizados na realização do Plebiscito Popular pela Reforma Política, que se realiza de 1° a 7 de setembro
14/08/2014


Todos os sindicatos filiados na Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul estarão envolvidos na coleta de votos que serão feitos nas fábricas das bases e em pontos centrais nos municípios.

Além de colaborar na coleta de votos, muitas entidades estão participando dos comitês regionais responsáveis pela organização do plebiscito. Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/

Dando início ao ato que teve a participação de representantes de diversos movimentos que compõem o comitê estadual do plebiscito e candidatos político, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, explicou à população que ali passava, a importância da reforma política.

“Com a reforma, a democracia fica menos contaminada pelo poder econômico, mas para que isso aconteça precisamos da compreensão da sociedade, por isso estamos aqui entregando esse material para vocês”, disse Nespolo. O dirigente cutista também salientou a necessidade de intensificar a mobilização na reta final para a consulta popular.

A proposta de reforma do sistema político discute, entre outras questões, o fim do financiamento empresarial de campanha eleitoral, maior representação de mulheres, indígenas e negros no Congresso e a construção de mecanismos de maior participação popular.

Juventude

Diversos jovens marcaram presença no evento e como o 12 de agosto é o Dia Internacional dos Jovens, a simbologia da data foi citada nas falas, já que foi essa juventude que no ano passado saiu às ruas com reivindicações e sonhos de mudança. Porém, encontraram um obstáculo: as instituições herdadas da ditadura, como o Congresso Federal e o Sistema Político, mostrando que existe um vácuo imenso entre os representantes dos brasileiros e os representados.

Outros manifestantes defenderam que a reforma política será a base para outras reformas estruturais no Brasil como a urbana e a agrária, reivindicações históricas dos movimentos populares.
Em todo o Brasil, já existem mais de 800 comitês de organização do plebiscito. Para saber mais, acesse o site da campanha: plebiscitoconstituinte.org.br

 


Por: Renata Machado (CUT-RS)

 
Veja também
 
 
Ramais - SEDE STIMEPA
  • Telefone Principal: (51) 3371-9000
  • Saúde do Trabalhador - Ramal 9025
  • Cobrança - Ramal 9023 e 9028
  • Jurídico - Ramal 9029
  • Homologação - Ramal 9046
  • Secretaria Geral - Ramal 9026
  • Administrativo/Financeiro - Ramal 9018
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Médico
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
Galerias
  Fotos
  Vídeos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
Stimepa - Sindicato dos Metalurgicos de Porto Alegre
Av. Francisco Trein, 116 - Cristo Redentor - CEP 91350-200
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS
 
Omega Tecnologia