Notícias
 
ENSINO TÉCNICO: Segunda etapa do Pronatec terá mais 12 milhões de vagas a partir de 2015
Primeira do programa atingirá a marca de 8 milhões de matrículas até o fim deste ano, com investimento de R$ 14 bilhões do governo federal
18/06/2014


A presidenta Dilma Rousseff lançou na manhã de hoje (18), no Palácio do Planalto, a segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec 2.0), por meio da qual serão oferecidas 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos e 646 cursos de qualificação a partir de 2015. A primeira atingirá a marca de 8 milhões de matrículas até o fim deste ano, com investimento de R$ 14 bilhões do governo federal.

Dilma destacou que 12 milhões de vagas é um número viável porque o governo, com a primeira etapa, já teria construído a curva de aprendizado. "Nós, hoje, sabemos como se faz. Nós, hoje, podemos melhorar muito o Pronatec”, constatou. Para ela, a oferta dos cursos sem custo teve papel decisivo na quantidade de vagas preenchidas, além de ter sentido inclusivo social e econômico.

Qualidade dos cursos; parceria com o Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat) e institutos federais de educação; diversidade dos cursos técnicos e de qualificação profissional; e gratuidade dos cursos foram apontados pela presidenta como as características principais do Pronatec.

“O Pronatec é esse lugar especial onde se une social e econômico. Porque cada vez mais nosso país terá que ser integrado por técnicos, cientistas e pesquisadores. Mas temos que ter técnicos capazes de agregar valor ao produto e renda a família”, analisou Dilma.

Segundo o ministro da Educação, Henrique Paim, o Pronatec 2.0, vai ampliar a oferta de cursos voltados à formação empreendedora e à gestão para pequenos empresários. Ele explicou que o governo se articulou com Sebrae e outras instituições para trabalhar conteúdos específicos e ofertar cursos voltados para a questão de micro e pequenas empresas e para o Microempreendedor Individual (MEI).

Paim disse ainda que a segunda etapa dará continuidade à expansão das matrículas e irá organizar nacionalmente a trajetória de formação profissional. “Sabemos que a educação profissional no Brasil sempre foi relegada a segundo plano, fizemos um esforço expressivo e avançamos muito”, acrescentou.

O Pronatec foi criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

 

Fonte: Rede Brasil Atual

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia