Notícias
 
Metalúrgicos de Guaíba: abaixo-assinado reivindica segurança viária na Estrada Santa Maria
.
20/06/2014


Representantes do governo do estado prometeram empenho para solucionar os problemas apontados na via pública


Ao longo dos últimos anos, a região onde ficam localizados os bairros Ramada e Jardim dos Lagos, em Guaíba, cresceu e se desenvolveu. Ali, além de moradias e pequenos comércios, foram instaladas importantes empresas, entre as quais as metalúrgicas ThyssenKrupp, Datatec e CS Ramos. Porém, a Estrada Santa Maria, principal rodovia da região, não acompanhou esse crescimento e desenvolvimento. Embora uma parte dela seja asfaltada e, por ironia, tenha no Km 4 uma unidade do Daer – Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, a estrada está em precárias condições, principalmente no que se refere à segurança viária. Ali é comum acontecerem acidentes graves motivados pela falta de iluminação, sinaliza-ção, acostamento e rótula. Também faltam redutores de velocidade e fiscalização do poder público.

Preocupado com esta situação de risco, o Sindicato dos Metalúrgicos, com a colaboração do Comi-tê Sindical da empresa (CSE) Thyssen Krupp, recolheu cerca de mil assinaturas de cidadãos e trabalhado-res da região num abaixo-assinado que foi entregue na quarta, 18 de junho, para as autoridades do governo do Estado. Na ocasião, os dirigentes sindicais Rudinei Fernandes e André de Freitas, acompanhados dos membros do CSE, Eduardo de Aguiar e Cláudio Ferraz, foram recebidos no Palácio Piratini pelo secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, e o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, que prometeram empenho para solucionar o problema. Embora não tenham estabelecido um prazo, os representantes do governo disseram que, a curto prazo, as obras não devem sair porque o orçamento de 2014 não prevê recursos para a estrada e o governo não pode fazer promessas em ano eleitoral.

INVESTIMENTOS

Segundo os representantes do governo, o Estado vem investindo pesado em obras de infraestrutura viária. Entre 2011 e 2013, o RS recebeu 530 novos quilômetros asfaltados em todas as regiões do Estado. “Nestes dos anos, mais de R$ 720 milhões foram investidos em acessos municipais, ligações regionais e duplicações de importantes vias do Estado. Atualmente, 30 obras estão em andamento, 22 já foram entregues e 21 estão concluídas, à espera de sinalização. Enquanto isso, o custo dos pedágios diminiu 68% com a criação da EGR – Empresa Gaúcha de Rodovias, que devolveu diversas estradas ao controle público. A EGR está, em 2014, investindo mais de R$ 144 milhões nas estradas geridas por ela”, informaram.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia