Notícias
 
Morte de Fernandão deixa consternado o futebol brasileiro
Ex-atacante de 36 anos de idade sofreu acidente de helicóptero e não resistiu aos ferimentos
09/06/2014




A morte de Fernandão, um dos ídolos do Internacional, durante a madrugada, em um acidente de helicóptero, deixou consternado o futebol brasileiro. Fernando Lúcio da Costa, um dos expoentes na história do Colorado e que passou também por clubes como Goiás e São Paulo, fazia o trajeto entre as cidades de Aruana e Goiânia, em Goiás, quando a aeronave caiu.

Aos 36 anos, Fernandão percorria o trajeto de cerca de 310 km acompanhado de outras quatro pessoas quando o equipamento sofreu uma pane e caiu, por volta da 1h da manhã deste sábado. Segundo o tenente-coronel Ronaldo Pereira Soares, sub-comandante do 4º Comando Regional da Polícia Militar de Goiás, Fernandão foi retirado ainda com vida do helicóptero e encaminhado ao Hospital Munici-pal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.

A área onde ocorreu o acidente foi isolada pela Polícia Militar para que os técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) possam investigar as causas da tragédia. De acordo com o tenente-coronel, o tempo estava bom no momento do acidente. Estavam com Fernandão no momento da queda Lindomar Mendes Vieira, Antonio de Pádua Ferreira, Edmilson de Sousa Lemes e Miltom Ananias. Todos morreram no local, segundo os bombeiros.

O ex-atacante estava há três anos longe dos campos de futebol, quando encerrou a carreira no São Paulo. Ele iniciou a sua trajetória no futebol jogando no Goiás. Após anos de destaque, se transferiu para o futebol francês, onde defendeu o Olympique de Marseille e também o Toulouse. Na volta ao Brasil, foi contratado pelo Internacional, clube em que mais se destacou.

Ao longo de quatro anos na equipe do Rio Grande do Sul, Fernandão venceu duas vezes o Campeonato Gaúcho, além de ser peça chave nas conquistas da e também do Mundial de Clubes, em 2006, quando era o capitão da equipe. Em 2008, foi jogar no Al-Gharafa, dos Emirados Árabes. No ano seguinte, voltou ao Brasil para jogar no clube do coração, o Goiás. Depois de algumas desavenças, acertou com o São Paulo em 2010. Depois de um início arrasador, ele acabou decepcionando e decidiu encerrar a sua carreira ainda no primeiro semestre de 2011.

Logo após se aposentar, ele voltou ao Internacional como dirigente e assumiu o cargo de diretor de futebol. No ano seguinte, foi confirmado como treinador da equipe, cargo em que permaneceu até o final do ano. Recentemente, Fernandão estava trabalhando como comentarista na emissora de TV da Rede Globo, Sportv, e estaria na cobertura da Copa do Mundo.

A tragédia não chocou somente os colorados. Além da manifestação da direção do Grêmio, gremistas lamentaram a perda. Nas redes sociais, principalmente no facebook, tricolores de todos os cantos do país se solidarizaram com a torcida colorada e elogiaram o bom futebol e o caráter de Fernandão.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia