Notícias
 
Vitória no setor naval: mesmo trabalho, mesmo reajuste salarial
Acordo conquistado pela CNM/CUT e os Sindicatos de Niterói (RJ) e Rio Grande (RS), que prevê 9,5% de reajuste, é primeiro passo para conquista do Contrato Coletivo Nacional de Trabalho
03/06/2014


Quase 20 mil metalúrgicos do setor naval de duas bases sindicais distintas – Rio Grande (RS) e Niterói (RJ) – conquistaram o mesmo percentual de reajuste salarial e de outras cláusulas econômicas. Foi um dos maiores índices de aumento salarial já registrados nos últimos anos: 9,5% (que equivalem a 5,81% de reposição da inflação e 3,49% de aumento real).

Esse foi o resultado da primeira negociação coletiva com o Sindicato Nacional da Indústria Naval (Sinaval), que uniu a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e os dois sindicatos cutistas. A data-base dos trabalhadores representados pelas duas entidades é 1º de maio.

Além do reajuste no salário, houve consideráveis melhorias nas demais cláusulas. O vale alimentação, por exemplo, teve aumento de 21%. Outra importante vitória foi a conquista de auxílio de R$ 350,00 para o trabalhador com filho excepcional. O acordo foi aprovado pelos trabalhadores em assembleias que aconteceram em Rio Grande e Niterói.

Para a direção da CNM/CUT, a assinatura deste acordo foi um importante avanço na luta pelo Contrato Coletivo Nacional de Trabalho, antiga reivindicação dos metalúrgicos brasileiros ligados à CUT. “Este foi o primeiro passo da busca da contratação nacional. Saímos das negociações com o Sinaval com o compromisso de continuar a discutir, já a partir do próximo mês, a igualdade de direitos nas cláusulas sociais, que valerá para todas as bases sindicais cutistas que tenham empresas do setor naval”, destaca o presidente da Confederação, Paulo Cayres.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí, Edson Rocha, assinala que o acordo é o início do processo de unificação de direitos para os trabalhadores. “É o primeiro passo para tentar tornar a indústria naval forte em nosso país, com respeito aos trabalhadores e seus direitos”, diz Rocha, que também é secretário de Administração e coordenador do setor naval da CNM/CUT.

Já Benito de Oliveira Gonçalves, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Rio Grande, avalia que a participação da Confederação foi decisiva para que se chegasse aos mesmos índices para os metalúrgicos das duas bases. “A presença da CNM/CUT na negociação garantiu a igualdade no percentual de reajustes das cláusulas econômicas”, entende Benito.

Paulo Cayres lembra que a CNM/CUT teve um papel decisivo na recuperação da indústria naval brasileira. “Em 2002, apresentamos ao então candidato Lula um projeto de reativação da indústria naval brasileira, que estava sucateada em função da importação de navios e plataformas. Já na presidência da República, Lula assumiu nosso projeto e hoje o setor já tem mais de 70 mil trabalhadores. Em 2002, eram 14 mil”, ressalta.

“Conquistar um contrato coletivo de trabalho nacional com este setor é mais do que possível, já que as empresas que atuam nos estaleiros das diferentes bases são as mesmas”, justifica o presidente da CNM/CUT.

 

Fonte: Solange do Espírito Santo – assessoria de imprensa da CNM/CUT

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia