Notícias
 
Movimento pela redução da jornada de trabalho realiza ato em Brasília nesta quarta (4)
CUT e outras entidades pedem aprovação da PEC 231/95, que estipula a diminuição da jornada semanal de 44 para 40 horas sem redução salarial
04/06/2014


A CUT e outras centrais, o Ministério Público do Trabalho, o Dieese e organizações da sociedade civil lançam nesta quarta-feira (4), em Brasília, a Campanha pela Redução da Jornada de Trabalho de 44 para 40 horas semanais. O evento será no Auditório Nereu Ramos, na Câmara, a partir das 14h, com participação de ministros, deputados e senadores da República. Durante o evento, haverá o lançamento de um manifesto a favor da causa.

As entidades pedem a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 231/95, que estipula a diminuição da jornada sem redução salarial e com aumento do adicional de horas extras de 50% para 75%. A PEC está pronta para votação em Plenário.

Geração de empregos

Segundo o Dieese, 3.293.472 novos postos de trabalhoseriam criados com a redução da jornada para 40 horas. No comércio varejista seriam 624.884, no setor de transportes terrestres, 143.997 e na fabricação de produtos alimentícios seriam 138.795. Isso beneficiaria trabalhadores da ativa e desempregados. Os da ativa porque disporiam de mais tempo para aprimoramento profissional e vida pessoal. Os desempregados, por conseguirem uma colocação no mercado de trabalho. Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2012, elaborada pelo DIEESE, 290.666 trabalhadores da área de fabricação de produtos têxteis trabalham de 41 a 44 horas semanais, o que equivale a 97,3% da categoria registrada. No comércio varejista, esse número é 6.258.861, equivalente a 95%.

Esses trabalhadores, por exemplo, poderiam utilizar o seu tempo livre para o estudo, lazer e para se dedicar à família.

O DIEESE aponta, ainda, que a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais representaria um impacto de apenas 1,99% nos custos totais das empresas. O custo é irrisório se consideramos que, entre 1988 (última redução de jornada) e 2010, houve forte aumento da produtividade do trabalho, na ordem de 92,7%. No mesmo período, os salários cresceram apenas 64,6%.
Saúde no trabalho

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais resultam em uma perda anual de 4% de toda riqueza produzida no mundo. A combinação das jornadas extensas com a intensificação do trabalho tem como resultados a ocorrência de acidentes do trabalho e as mais diversas expressões de adoecimento, dentre as quais, os transtornos psíquicos, as lesões por esforços repetitivos, as doenças cardiovasculares e a drogadição (com destaque para o alcoolismo). Com a redução da jornada de trabalho, grande parte desses problemas poderia ser evitada.

Manifesto

Durante o evento, será divulgado um manifesto a favor da causa. Até o momento, as seguintes instituições assinam o documento: CGTB - Central Geral dos Trabalhadores no Brasil; CSB - Central dos Sindicatos Brasileiros; CSP - CONLUTAS – Central Sindical e Popular; CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; CUT - Central Única dos Trabalhadores; FORÇA SINDICAL; NCST - Nova Central Sindical de Trabalhadores; UGT - União Geral dos Trabalhadores; ABRAT - Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas; ALAL - Associação Latino Americana de Advogados Trabalhistas; ANAMATRA - Associação Nacional de Magistrados do Trabalho; ANPT - Associação Nacional de Procuradores do Trabalho; DIEESE e MPT – Ministério Público do Trabalho.
O manifesto estará aberto à assinatura de outras organizações da sociedade civil que se manifestarem favoráveis à causa.

 

 

Fonte:  CUT Nacional

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia