Notícias
 
Desemprego no 1º trimestre recua de 8% para 7,1% em relação a 2013
PNAD aponta queda do desemprego nos três primeiros meses em 2014, na comparação com o mesmo período do ano passado
03/06/2014


A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada nesta terça-feira (3), aponta queda do desemprego nos três primeiros meses em 2014, na comparação com o mesmo período do ano passado. A taxa de 8% em 2013 caiu para 7,1%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número da população desocupada é de 7 milhões de pessoas, contra 7,8 milhões em 2013.

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, afirmou que os dados da PNAD indicam que o mercado de trabalho brasileiro está aquecido e robusto.

“Tanto a PNAD Contínua divulgada hoje quanto a Pesquisa Mensal de Emprego demonstram que a taxa de desemprego no país continua caindo muito fortemente. A taxa de desemprego caiu 11% no nosso país entre o 1º trimestre de 2013 e o 1º trimestre de 2014. Nesse período, desde 2011, quando a presidenta Dilma tomou posse, foram criados 4,960 milhões de empregos no nosso país”, ressaltou a ministra.

Miriam analisou que o mercado se fortalece, pois os empregos gerados estão formalizando melhor as relações de trabalho. De acordo com o IBGE, 77,7% dos empregados no setor privado possuem carteira de trabalho assinada, representando aumento frente aos dados do ano anterior de 1,6%. Para a ministra, significa que as pessoas têm mais acesso a direitos trabalhistas, tais como aposentadoria, seguro desemprego e auxílio doença.

“Além da formalização, tem um outro fator muito importante que caracteriza o mercado de trabalho do Brasil nos últimos 11 anos, que é a questão do aumento da renda dos trabalhadores. Só no último ano, o aumento real, ou seja, já descontada a inflação no salário dos trabalhadores foi de mais do que 3%. Com isso, acredito que a gente tá informando qual é a situação real que o brasileiro vive hoje de ter emprego com melhores salários e com mais direitos”, constatou.

A PNAD Contínua utiliza os novos conceitos recomendados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Outras informações sobre a pesquisa podem ser encontradas no site do IBGE.

 

 
Veja também
 
 
Ramais - SEDE STIMEPA
  • Telefone Principal: (51) 3371-9000
  • Saúde do Trabalhador - Ramal 9025
  • Cobrança - Ramal 9023 e 9028
  • Jurídico - Ramal 9029
  • Homologação - Ramal 9046
  • Secretaria Geral - Ramal 9026
  • Administrativo/Financeiro - Ramal 9018
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Médico
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
Galerias
  Fotos
  Vídeos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
Stimepa - Sindicato dos Metalurgicos de Porto Alegre
Av. Francisco Trein, 116 - Cristo Redentor - CEP 91350-200
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS
 
Omega Tecnologia