Notícias
 
Produção industrial do RS cresce 7,4% em 2013
Segundo o IBGE, o Rio Grande do Sul responde por 7,7% da indústria brasileira
31/05/2014


O avanço da indústria gaúcha foi mais significativo do que o divulgado anteriormente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção física industrial do Rio Grande do Sul cresceu 7,4% em 2013, número superior aos 6,8% anunciados pelo próprio IBGE. Entre outras mudanças, foram atualizados os dados da participação de cada setor industrial no total da indústria e produtos incluídos – alguns novos entraram e outros que não são mais fabricados, como o videocassete, por exemplo, foram excluídos –, o que se refletiu no indicador.

O crescimento maior não foi considerado uma surpresa pelo secretário estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik. "Trabalhamos, empresas e governo, para alcançarmos esse resultado e o fato de o indicador ser tão significativo reforça a importância da Política Industrial, que é o instrumento norteador do Governo do Estado para o desenvolvimento", comemora.
Destacam-se na indústria gaúcha os segmentos de veículos automotores, reboques e carrocerias (25,3%), coque, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (22,85), borracha e de material plástico (10,4%), máquinas e equipamentos (9,8%) e móveis (7,2%).

O aumento de 7,4% na produção industrial física fez com que o RS crescesse mais do que o dobro dos Estados mais industrializados do país que, na ordem, são: São Paulo (2,3%), Minas Gerais (0,1%), Paraná (3,2%) e Rio de Janeiro (-0,3%).

RS responde por 7,7% da indústria brasileira

Entre os maiores avanços, o Rio Grande do Sul só foi superado pelo Ceará, cuja participação no total da indústria do Brasil é de apenas 1,4% e avançou 11,3% em 2013, impulsionado pelos setores de bebidas, metalurgia, produtos químicos, couros e artefatos e minerais não metálicos.

A participação da indústria cearense no parque industrial brasileiro, porém, é quase residual, de 1,4%, o que reduz o impacto do crescimento, tanto em nível nacional quanto local. O Rio Grande do Sul, ao contrário, responde por 7,7% da indústria brasileira, o que torna o resultado de 2013 altamente significativo no contexto da economia gaúcha e do país.

 
Veja também
 
 
Ramais - SEDE STIMEPA
  • Telefone Principal: (51) 3371-9000
  • Saúde do Trabalhador - Ramal 9025
  • Cobrança - Ramal 9023 e 9028
  • Jurídico - Ramal 9029
  • Homologação - Ramal 9046
  • Secretaria Geral - Ramal 9026
  • Administrativo/Financeiro - Ramal 9018
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Médico
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
Galerias
  Fotos
  Vídeos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
Stimepa - Sindicato dos Metalurgicos de Porto Alegre
Av. Francisco Trein, 116 - Cristo Redentor - CEP 91350-200
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS
 
Omega Tecnologia