Notícias
 
Perto do Mundial, apoio às manifestações cai
De 54% no ano passado, apenas 18% aprovam as manifestações
14/05/2014




Segundo o Vox Populi, sondagens feitas no ano passado mostravam que a parcela dos entrevistados que concordava totalmente com os protestos era de 54%. Em levantamento feito neste mês, apenas 18% aprovam as manifestações

A menos de um mês para a bola rolar na Copa, o apoio da opinião pública às manifestações despencou. Sondagens feitas pelo Instituto Vox Populi à época das jornadas de junho do ano passado, quando milhões de pessoas saíram às ruas para protestar contra governos, partidos políticos e os péssimos serviços públicos do país, mostravam que a parcela dos entrevistados que concordava totalmente com os protestos era de 54%. Em levantamento feito neste mês, apenas 18% aprovam as manifestações.

Em fevereiro deste ano, pesquisa do Datafolha também apontou que os entusiastas dos protestos diminuíram, passando de 81% em junho de 2013 para 52% há três meses. Ao mesmo tempo, a mesma sondagem mostrou que a taxa de apoio à Copa vem diminuindo: em novembro de 2008, um ano após o anúncio que o país realizaria o evento em 2014, 79% dos brasileiros apoiavam o torneio; em junho de 2013, o percentual caiu para 65%; e chegou a 52% em fevereiro.

Diante desses dados, o cientista político Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi, avalia como "pequena" a chance de grandes manifestações populares ocorrerem durante a Copa do Mundo, que acontece entre 12 de junho e 13 de julho deste ano em 12 capitais brasileiras. Para ele, o impacto também deve ser menor do que o esperado nas eleições.

A pesquisa do Vox Populi mostra também que a presidente Dilma Rousseff conta com a maior parcela de intenção de votos entre os que não concordam com as manifestações - 50%. Ela também lidera (33%) entre os que apoiam as manifestações, mas a margem que a separa do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) é menor. De acordo com a sondagem, a faixa da população que disse ter ido às ruas (5%) manteve-se estável de junho para cá.

Coimbra afirmou que o aumento da violência nos protestos explica a redução na parcela daqueles que endossam totalmente o movimento. Durante o 26º Fórum Nacional, promovido ontem pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), no Rio, Coimbra lembrou que a violência teve seu ápice em fevereiro, quando o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago de Andrade foi atingido por um rojão durante protesto e teve morte cerebral.

"Em comparação com o que houve em 2013, o entusiasmo, a curiosidade e o apoio da população aos protestos caíram. A percepção é de que teremos período de manifestações menores. Tudo indica que durante a Copa do Mundo a chance de manifestações é menor, de grupos menores, em uma ação mais organizada. Aquelas grandes manifestações não devem acontecer", acredita Coimbra.

Sobre o impacto das manifestações no processo eleitoral de outubro, ele cita dados da internet para justificar seu argumento: "Passamos em junho do ano passado de dois milhões de "posts" sobre as manifestações brasileiras em redes sociais para um volume que é menos da metade disso", observou Coimbra.

O diretor do Vox Populi frisou ainda que as greves que estão ocorrendo nos últimos meses, como a dos garis em março e dos rodoviários neste mês - ambas no Rio -, são basicamente sindicais, com reivindicações específicas. "Em nada tem a ver os protestos do ano passado", completou Coimbra.

No Ceará, em visita às obras da transposição do Rio São Francisco, a presidente Dilma voltou a dizer que a Copa será um sucesso e que o governo garantirá a segurança da população e dos torcedores. "Uma conjunção de forças [formada pelas diferentes autoridades relacionadas à segurança pública] vai assegurar que serão pacíficas as manifestações democráticas que ocorrerem durante a Copa", declarou a presidente.

 

 

Por: Valor Econômico

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia