Notícias
 
CUT reúne lideranças e especialistas para debater temas relacionados à Saúde do/a Trabalhador/a
1ª Conferência Nacional começa na próxima quarta (23), em São Paulo, e busca consolidar a política de Saúde do/a Trabalhador/a da Central
18/04/2014


Entre os dias 23 e 25 de abril acontece no Centro Cultural Adamastor, no município de Guarulhos/SP, a 1ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da CUT. Segundo Junéia Martins Batista, secretária da CUT Nacional responsável pela área, o objetivo central do evento é a consolidação da política de Saúde do Trabalhador da CUT.

Junéia explica que “Saúde do Trabalhador é um conceito que, na Constituição Brasileira, faz parte da Saúde Pública e foi forjado no âmbito do Movimento Sanitarista que no final dos anos 1970 e durante a década de 1980 construiu as bases e lutou pela implantação do Sistema Único de Saúde – SUS. Ela se contrapõe à visão conservadora e tecnicista dos demais conceitos tais como, higiene ocupacional, saúde e segurança no trabalho, medicina do trabalho, entre outros. Enquanto esses últimos analisam as ocorrências de acidentes e doenças do trabalho de forma estanque, individualizada e tendem a culpabilizar o trabalhador, na Saúde do Trabalhador o foco é no coletivo, pois o problema está nos ambientes e na organização do trabalho e, principalmente, o saber dos trabalhadores”.

A Conferência contará com a participação de quatro palestrantes: Dr. Giovanni Alves, sociólogo e professor da UNESP/Marília que abordará o tema “Processo produtivo capitalista e Saúde do Trabalhador: características e problemas dos novos modelos de exploração do trabalho”; Dr. Guilherme Costa Delgado, economista e consultor da Comissão Brasileira Justiça e Paz, cujo tema será “Agrotóxicos, meio ambiente e modelo de desenvolvimento agrário”; Dr. Heleno Rodrigues Correa Filho, médico epidemiologista da UNICAMP, falará sobre “Os novos/velhos padrões de adoecimento no trabalho”; e a Dra. Maria Maeno, médica e pesquisadora da Fundacentro, abordando os “Limites e possibilidades dos modelos de intervenção”.

Participarão 150 delegados de todos os estados e ramos filiados à CUT, os quais debaterão nos três dias da Conferência propostas para contribuir com a implementação da política da Secretaria Nacional de Saúde do Trabalhador.

“Os resultados da nossa 1ª Conferência alavancarão as ações dos nossos sindicatos ajudando a conscientizar os trabalhadores de que os problemas de adoecimento e acidentes de trabalho se originam nos conflitos entre o capital e o trabalho, e somente serão superados com a participação dos próprios trabalhadores”, afirma Eduardo Lírio Guterra, secretário nacional adjunto de Saúde do Trabalhador da CUT.


I CONFERÊNCIA NACIONAL DE SÁUDE DO TRABALHADOR DA CUT
CONSOLIDAR A POLÍTICA DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA
Dias 23, 24, e 25 de abril de 2014 – Centro Cultural Adamastor -Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo Guarulhos/SP

 

 

 

Por: CUT Nacional

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia