Notícias
 
Metalúrgicos de Guaíba rejeitam divisão de base
Militância, com a ajuda da Brigada Militar e da Justiça, impediram fraude na votação
08/05/2014


Oportunistas da CTB são derrotados por unanimidade


O Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, entidade com 83 anos de lutas e conquistas, fundadora da CUT, viveu nas últimas semanas uma tentativa de divisão de sua base, mais precisamente em Guaíba.

Olho grande

Por trás desta tentativa, interesses econômicos e políticos da CTB – Central dos Trabalhadores do Brasil. Afinal, a cidade cresce por conta da chegada de novas empresas e de investimentos feitos pelos governos do Estado e Federal.

Também contou o fato de a subsede construída há mais de 35 anos ter sido totalmente reformada e os dirigentes locais terem ampliado o número de associados, os serviços assistenciais, os convênios e as parcerias que hoje garantem atendimento de qualidade e formação pessoal e profissional para os traba-lhadores/as da região, entre outros avanços.

Cooptação de incompetente

Oportunista, a CTB cooptou por meios escusos um dirigente sindical metalúrgico desgastado na base por conta da sua reconhecida inabilidade política para conduzir como coordenador local a referida subsede, e financiou todo o aparato necessário para dividir de Porto Alegre aquela importante base.

Equívocos e mentiras

Em abril, os oportunistas distribuíram um manifesto assinado por uma tal “Comissão Pró-fundação do Sindicato dos Metalúrgicos de Guaíba”, contendo informações equivocadas e mentirosas sobre a base e sobre a estrutura à disposição da categoria local, mostrando total desconhecimento, escondendo dos trabalhadores/as as consequências lesivas da divisão e convocando para a noite de 6 de maio uma as-sembleia para fundar o novo sindicato.

Vergonhosa tentativa de fraude

No dia da assembleia, sabendo que o Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre já havia mobili-zado trabalhadores/as da base para comparecer e impedir o retrocesso, a CTB e a Comissão Pró-fundação colocaram desde as primeiras horas da manhã um grupo bastante grande de "bate-paus" travestidos de seguranças para barrar no pátio e no prédio do Sindicato dos Municipários (local da assembleia) a entrada de dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre e da CUT.

Sob a coordenação de dirigentes estaduais da CTB, os "bate-paus" só permitiram à tarde a vergonhosa entrada de grupos de pessoas que desembarcavam de ônibus e se dirigiam até o prédio da assembleia. Desconhecidas dos dirigentes sindicais metalúrgicos locais, as pessoas foram arregimentadas e pagas apenas para servir de atores da farsa que estava sendo montada para logo mais à noite. Ficou claro que a CTB não tinha trabalhadores para sua causa e tentava a todo custo fraudar a assembleia.

Os “bate-paus” cumpriram à risca e com muita violência o bloqueio até o meio da tarde, quando, em maior número, a militância cutista, debaixo de muita pedra, socos, ponta-pés e ameaças, conseguiu furar o bloqueio e entrar no pátio, postando-se junto à entrada do prédio da assembleia.

BM e Justiça garantem ordem e lisura

Paralelamente, as direções da CUT e do Sindicato dos Metalúrgicos acionaram a Brigada Militar (BM) para conter a violência e o Poder Judiciário para fiscalizar e conduzir a assembleia. Um oficial de Justiça determinou a identificação de todos os trabalhadores/as que participariam da assembleia, fato que decretou a retirada às pressas das dezenas de pessoas contratadas pela CTB para fraudar a assembleia. Na prática, a BM e o servidor da Justiça garantiram a ordem no local e a lisura da assembleia.

Oportunistas derrotados

A assembleia iniciou às 19 horas, com o início da identificação dos mais de 120 trabalhadores/as que enfrentaram o clima pesado da ocasião e compareceram para participar da votação, e se estendeu até as 21h30min, quando mais de 90% votou contra a fundação de um novo sindicato. Na verdade, a rejeição alcançou 100% dos presentes, pois, com a certeza de que perderiam a votação, os poucos apoiadores da CTB aptos a votar, covardemente e sob vaias, retiraram-se do local segundos antes de efetivamente manifestarem seus votos.

Agradecimentos

Após a derrota dos oportunistas, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, Lirio Segalla, agradeceu a participação da militância de outros sindicatos CUTistas da região metropolitana, que garantiram a resistência à vergonhosa ação dos oportunistas e seus capangas. Também agradeceu os companheiros cipeiros e membros de comitês sindicais, que não mediram esforços para esclarecer e mo-bilizar trabalhadores/as do chão das fábricas a rejeitar a divisão da base. Por fim, agradeceu à Brigada Militar e ao Poder Judiciário, que foram sensíveis à argumentação do sindicato e da CUT, reconheceram que havia todo um processo de falta de liberdade que visava fraudar a votação e determinaram ações que garantiram a ordem no local e a lisura da votação.

Claudir Nespolo, presidente estadual da CUT, também agradeceu a militância cutista pela presença e empenho nas ações de resistência e agradeceu especialmente os trabalhadores/as que participaram da assembleia, dizendo um sonoro NÃO! à divisão. “Eles entenderam que sindicato pequeno só interessa ao patrão”, concluiu.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia