Notícias
 
Metalúrgicos do ABC elegem 272 dirigentes para 93 comitês sindicais
Segundo turno da eleição será em maio, quando categoria escolherá presidente e membros dos conselhos fiscal e de direção entre os eleitos no chão de fábrica
31/03/2014


Os metalúrgicos e as metalúrgicas do ABC elegeram 272 dirigentes para representar o Sindicato dentro dos locais de trabalho por meio de 93 Comitês Sindicais de Empresa, conhecidos como CSEs, entre eles o comitê de sindical de aposentados. A votação ocorreu na terça e quarta-feira, com urnas nas fábricas, e a apuração foi concluída na quinta-feira (27) e teve a participação de 80% dos associados/as com direito a voto.

Essa foi a primeira etapa do processo eleitoral dos metalúrgicos do ABC à escolha da direção do Sindicato para o próximo mandato de três anos. A segunda e última parte da votação acontecerá em 7 e 8 de maio, quando a categoria voltará às urnas para escolher entre os 272 eleitos no primeiro turno o presidente do Sindicato, o Conselho da Executiva da Direção e o Conselho Fiscal. A posse está marcada para julho.

Isso significa que somente aqueles que foram votados e eleitos pela base para os comitês sindicais poderão disputar vaga nessas três instâncias de direção. Ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o secretário-geral nacional da CUT, Sérgio Nobre, é um dos trabalhadores eleitos (no caso dele, reeleito) para o Comitê Sindical de Empresa na Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo.
Sérgio Nobre parabenizou à direção e todos os trabalhadores e trabalhadoras da categoria pela votação maciça, pautada pela democracia e transparência. “Passada a eleição, o caminho é prosseguir unidos com a luta para que nosso Sindicato continue sendo uma referência para os trabalhadores do País e da América Latina”, afirmou o dirigente.

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, também reeleito pela Ford, quer ampliar o debate nos CSEs eleitos. “Vamos exercer um mandato que represente a vontade depositada em nós pelas urnas.
“Temos certeza que teremos o apoio da companheirada nos próximos três anos para as lutas que enfrentaremos e também para dividir as conquistas que alcançarmos dentro das fábricas”, disse Rafael. “Assim traremos para os locais de trabalho os debates municipais, regionais e nacionais que influenciam a existência de todos, para melhorar as condições de vida das companheiras e companheiros representados por nós.”

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC tem mais de 100 mil trabalhadores em sua base, dos quais 75% associados. Na eleição anterior, em 2011, foram escolhidos 233 representantes em 89 comitês sindicais.

Mais um modelo pioneiro

A maneira de organização dos metalúrgicos do ABC começou a se diferenciar das demais entidades sindicais na década de 1980, quando o sindicato passou a eleger comissões de fábrica, organismos que não tinham reconhecimento oficial. Os Comitês Sindicais de Empresa superaram essa situação e a primeira eleição neste modelo foi realizada em 1999, quando foram escolhidos 190 dirigentes em 69 Comitês Sindicais.

Assim, os CSEs surgiram do conceito das Comissões de Fábrica criadas nas décadas de 1970 e 1980 ainda na ditadura militar, quando a maioria dos sindicatos estava sob intervenção do governo militar e os dirigentes sindicais afastados do chão de fábrica.

Os comitês hoje são criados por meio de acordo entre o Sindicato e as empresas. Nos locais de trabalho onde há CSE, a relação com os trabalhadores é muito eficiente, desde a atuação na resolução de questões pontuais no chão de fábrica até na negociação de acordos coletivos e negociações de PLR, e os direitos trabalhistas básicos fiscalizados e cumpridos.



Vanilda Oliveira - CUT Nacional, com informações da Tribuna Metalúrgica e Portal do SMABC

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia