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Em ano eleitoral, abra o olho para o que a imprensa golpista publica por aí
Quando o repórter Rodrigo Vianna escreveu uma carta denunciando a manipulação grosseira do noticiári
01/02/2010


Quando o reprter Rodrigo Vianna escreveu uma carta denunciando a manipulao grosseira do noticirio da TV Globo em ano eleitoral (2006), enfim ouviu/se uma voz "de dentro" da emissora, de alguem diretamente envolvido com os acontecimentos. No foi a nica. O Rodrigo "representou" um grupo de profissionais, alguns dos quais continuam na emissora, que no se conformaram com os mtodos manipuladores de Ali Kamel, novos no sentido de serem mais sofisticados, mais difceis de perceber, novos por envolverem no s o noticirio, mas tambm programas de entretenimento da emissora. Conforme denunciou Marco Aurlio Mello, ex/editor de Economia do Jornal Nacional em So Paulo, no perodo eleitoral de 2006 a Globo "tirou o p" das reportagens econmicas produzidas em So Paulo. Supostamente, elas beneficiariam o candidato Lula, j que a economia brasileira ia bem. Por outro lado, a emissora tratou de concentrar os seus recursos econmicos e profissionais na cobertura de assuntos e escndalos que poderiam desgastar o candidato Lula, escondendo assuntos que poderiam afetar a oposio. De repente, como que cado do cu, o comentarista Alexandre Garcia passou a pontificar no programa de Ana Maria Braga, dentre outros episdios que caracterizaram a tentativa de manipulao do eleitorado. Desde 2006 a srie sobre a revista Veja, de responsavelia do blogueiro Lus Nassif, demonstrou claramente como o Jornalismo da Abril foi colocado a servio de certos interesses. E Paulo Henrique Amorim, na tradio sarcstica do jornalismo carioca, popularizou a expresso PIG para abarcar um conjunto de aes movidas pela mdia brasileira contra interesses populares, denunciando tambm a relao carnal entre o PSDB e os donos dos mais importantes grupos de mdia do pas, notadamente as Organizaes Globo, a Abril, a Folha e o Estado. Os ltimos dias tem sido prdigos em exemplos de que o que aconteceu em 2006 e nas "crises" subsequentes // da epidemia de febre amarela ao caos areo // est se repetindo em 2010. Uma pesquisa do Vox Populi, demonstrando que em algumas semanas a candidata governista Dilma Rousseff subiu 9 pontos nas preferncias do eleitorado, enquanto o candidato Jos Serra caiu 5 pontos, teve a sua divulgao adiada por uma semana pela empresa que comprou o levantamento // a Rede Bandeirantes //, provavelmente para que a notcia, dada na noite de sexta/feira, "coincidisse" com um fim/de/semana, quando cai a leitura de jornais, a audincia de telejornais e o pblico dos blogs. Na divulgao da pesquisa, a emissora no apresentou um grfico comparativo com as pesquisas anteriores, demonstrando que a candidata governista est em ascenso, enquanto Jos Serra est em queda: Distores na forma e na apresentao dos dados de pesquisas eleitorais so preocupantes, uma vez que as trs principais empresas pesquisadoras do pas fornecem seus resultados a grupos de mdia comprometidos com o candidato Serra: Datafolha, Vox Populi (TV Bandeirantes) e Ibope. O presidente deste ltimo, alis, deu entrevista prevendo a vitria do candidato Serra em 2010. Muito embora se possa atribuir "identidade ideolgica" o comportamento partidarizado de grupos de mdia que se apresentam como "neutros" na disputa eleitoral, o Jornalismo ainda nos deve uma investigao sobre se existe ou no uma ao organizada para "escolher" escndalos a serem repercutidos ou notcias a serem escondidos. Nesse sentido, o depoimento de Rodrigo Vianna e de outros profissionais da TV Globo continuam sendo nicos. A diferena, em relao a 2006, que agora algumas dezenas de milhares de brasileiros j esto treinados em identificar manipulaes, distores, omisses e falsidades miditicas, um trabalho antes exclusivo de estudiosos do ramo. Trata/se, pois, de um avano notvel, cujo impacto se multiplica com a expanso do pblico da blogosfera. * Fonte: Vi o Mundo
 
 
 
 
 
 
 
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